O Coral de Sant’Ana de Oliveira do Hospital participou, no passado fim de semana, dias 9 e 10 de novembro, num Encontro Internacional de Coros em Replonges (Mâcon), França, a convite do Choeur de La Loëze (Coro de La Loëze), tendo ainda atuado individualmente e numa Missão Solene, conforme informa nota enviada pelo grupo coral.
Para o maestro dirigente do Coral de Sant’ Ana, Márcio Silva, ”a viagem longa, mas cheia de entusiasmo e sentido de missão, foi o ponto de partida para uma aventura que uniu as vozes do coral e o património musical português com o público francês”. ”Com várias atuações, que destacaram a riqueza da música coral portuguesa, o Coral de Sant’Ana não só representou o concelho de Oliveira do Hospital, mas também todo o país, partilhando músicas que evocam a identidade e a alma portuguesa”, salienta.
A performance, ”cuidadosamente preparada ao longo de meses de ensaios intensivos”, contou com um repertório que integrou desde canções tradicionais portuguesas a interpretações mais modernas, ”sempre com um toque único que caracteriza o coral”. ”A receção em França foi calorosa e emotiva”, segundo o maestro, que afirma que os membros do coral relataram que, durante as atuações, era ”possível sentir uma ligação especial com o público, que acolheu cada canção com entusiasmo e aplausos”.
”Foi um momento de partilha e de celebração, onde a música superou as barreiras da língua, criando uma experiência de intercâmbio cultural inesquecível”, destaca Márcio Silva, que adianta também que para os membros do coral esta participação teve um ”significado profundo”. “Foi mais do que uma viagem: foi uma oportunidade para levarmos o nosso trabalho além fronteiras e mostrarmos um pouco da nossa identidade. Sentimos que cumprimos o nosso papel de embaixadores da cultura portuguesa”.
De acordo com o regente do coro ”este momento marca um importante passo para o Coral de Sant’Ana, que continua a crescer e a afirmar-se como um grupo de excelência, representando Oliveira do Hospital em palcos cada vez mais distantes”. ”A viagem a França não só fortaleceu os laços entre os membros do coral, mas também reforçou a importância de continuar a promover a cultura e a tradição portuguesa pelo mundo”, concluiu.