Na última comunicação aos oliveirenses antes do Natal, Alexandrino apela à responsabilidade dos munícipes no sentido de evitarem ajuntamentos
Aumento significativo dos casos de Covid-19 leva autarca a cancelar feira do próximo domingo
O concelho de Oliveira do Hospital regista esta terça feira (dia 22) 164 casos ativos de Covid-19, o que representa uma subida de mais 72 casos face à última comunicação do Município, na passada sexta feira. Há ainda 22 recuperados e mais um óbito a registar, elevando para sete o número de mortes no concelho motivadas por esta doença. No mapa das freguesias mais afetadas, Oliveira do Hospital e Nogueira do Cravo surgem no topo da lista com 52 e 51 casos activos, respetivamente. Há, porém, quatro freguesias que não registam qualquer caso de Covid-19, como Aldeia das Dez, Avô, Alvoco das Várzeas e S. Gião.
Na habitual comunicação aos oliveirenses esta terça-feira, e que será a última antes do Natal, o presidente do Município divulgou estes números que considerou “impressionantes” pelo intervalo de tempo a que se referem (apenas três dias) e apelou a quem tenha testado positivo e que ainda não tenha sido contactado pelo Gabinete Covid-19 do Município ou pelas autoridades de saúde locais para o fazer, já que o aumento do número de casos nos últimos dias tem dificultado o contacto com algumas pessoas, havendo 12 casos positivos ainda com a freguesia por identificar.
O número elevado de casos de Covid-19 no concelho levou ainda o autarca a decidir, “por razões óbvias”, o cancelamento da feira bimensal que se iria realizar no próximo domingo. “Numa medida preventiva e para não deixar alargar o número de infetados decidimos suspender esta feira”, justificou o autarca, dando nota que Oliveira do Hospital tem um acumulado de 370 casos desde o inicio da pandemia, no total de 199 recuperados e sete óbitos.
Com o concelho na lista de risco muito elevado de contágio, José Carlos Alexandrino deixou, por fim, os votos de um feliz Natal a todos os munícipes, apelando uma vez mais ao seu sentido de responsabilidade e “terem cuidado nos ajuntamentos”.