A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira do Hospital (CPCJ) promove na próxima quinta-feira, 15 de Novembro, às 9h30, no auditório da biblioteca municipal da cidade, um colóquio subordinado ao tema “Divórcio e Parentalidade – Diferentes Olhares, do Direito à Psicologia”.
Neste colóquio, que aborda uma temática de grande atualidade, participam precisamente duas das autoras do livro “Divórcio e Parentalidade – Diferentes Olhares, do Direito à Psicologia”, editado em Março de 2018.
Trata-se de Rute Agulhas, uma psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Psicologia da Justiça, que tem trabalhado na área clínica e forense, com especial interesse na área da proteção das crianças e jovens, avaliação e intervenção familiar e, ainda, Rita Carvalho. Licenciada em Ciências da Comunicação, foi jornalista durante 15 anos, primeiro no Diário de Notícias e depois no Semanário SOL.
Para o Presidente da CPCJ, José Francisco Rolo, este colóquio aberto a toda a comunidade, e que é seguido de debate, é informativo e formativo de toda a rede social e de todas as estruturas que lidam com crianças.
“Queremos um debate útil, pois é fundamental que se promovam ambientes e comportamentos de parentalidade positiva, minimizando-se os riscos de conflito em contextos de rutura conjugal que possam afetar o bem-estar e o equilíbrio emocional das crianças e jovens”.
Francisco Rolo destaca ainda a importância de se refletir sobre estes fenómenos sociais, tendo sempre em vista a capacitação de toda a rede social no sentido de poder lidar com situações deste tipo.