A GNR e dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (BVOH) estão no terreno a realizar buscas para tentar localizar Olímpia Romão, a mulher de 63 anos que está desaparecida em Vendas de Gavinhos, no concelho de Oliveira do Hospital. A mulher, que de acordo com a filha sofre de demência, terá saído de casa, no Bairro da Escudela, “durante a madrugada, início da manhã”.
Emídio Camacho, comandante dos BVOH, adiantou à Rádio Boa Nova que estão no local três homens da corporação, apoiados por uma viatura, bem como elementos da GNR, entidade responsável pela orientação dos trabalhos de resgate. Nesta altura decorre “busca apeada” nas imediações da casa para tentar identificar o paradeiro da mulher que terá saído “vestida com um robe verde e uma camisa cor-de-rosa”, acompanhada “de um cão preto e branco, raça Bulldog Francês”.
“O fundamental é que a mulher seja ainda encontrada durante o dia”, afirmou Emídio Camacho, apontando para a dificuldade em realizar buscas durante a noite. “É complicado alguém passar a noite ao relento com o frio que já se verifica e a previsão de chuva”, acrescentou à rádio local.
Emídio Camacho afirma ter conhecimento de que a GNR acionou “dois drones com infravermelhos” para facilitar o processo. A informação foi confirmada à Rádio Boa Nova pelo Capitão Sandro Oliveira, responsável pelas Relações Públicas do Destacamento Territorial da GNR de Coimbra, adiantando que os equipamentos serão utilizados no período noturno “em que os pontos de calor sobressaem mais”.
Depois de o alerta ter chegado ao Posto de Oliveira do Hospital, pelas 11h30, foram mobilizados para o local “duas patrulhas, o comandante de Posto e dois binómios cinoténicos”, com o “apoio dos Bombeiros de Oliveira do Hospital e elementos da Proteção Civil Municipal”, conforme nota a Rádio Boa Nova. Segundo o Capitão, as buscas prosseguem até ao cair da noite com a ajuda de cães pisteiros. Posteriormente, serão acionados os drones de infravermelhos.
Segundo a filha, Olímpia “está desorientada” e este “é o terceiro desaparecimento”. A filha, que vive na mesma habitação que a mãe, mas em pisos diferentes, deparou-se com a sua ausência esta manhã.
A quem possa ter avistado Olímpia Romão que entre em contacto com as autoridades ou ligue para a filha, Vanessa, através do contacto 917 261 077.