Direção da Eptoliva desafiou à reflexão do ensino profissional por ocasião do 26º aniversário

A Eptoliva assinalou, no dia 11 de novembro, o 26º aniversário. Em dia de festa para esta escola de ensino profissional, o balanço foi positivo, mas a par dele surgiu o desafio de se “refletir sobre o ensino que queremos para a região”.

Um desafio, em jeito de preocupação, que foi partilhado pelo presidente da direção da Adeptoliva, a associação que gere a escola profissional. Daniel Costa entende que é preciso “repensar o ensino profissional na região”, porque apesar de estar diante de uma escola “com sustentabilidade financeira e pedagógica”, tem noção de que “o futuro não está assegurado”.

A Escola Profissional Eptoliva assinalou, no dia 11 de novembro, um percurso de 26 anos com reconhecimento  aos fundadores e promotores, mas com um olhar naquilo que será o futuro da escola com sede em Oliveira do Hospital e polo em funcionamento no concelho de Tábua. Uma escola da “região” que vem alcançado reconhecimento a nível nacional e até europeu, mas que deve acompanhar as mudanças que ocorrem no ensino profissional. Daniel Costa manifestou, por isso, a disponibilidade da direção da escola para “encontrar um projeto inovador”, para que a oferta seja melhorada, indo de encontro às necessidades e expectativas dos empresários.

Também o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse esperar que a Eptoliva seja uma escola “virada para o futuro”. Do mesmo modo, o vice-presidente da Câmara de Tábua, Ricardo Cruz destacou o investimento do município na Educação, com destaque para o ensino profissional.

Na comemoração do 26º aniversário, a comunidade educativa da Eptoliva contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, que desafiado a transmitir uma palavra de esperança aos jovens que viveram a tragédia de 15 de outubro, verificou que são os jovens a “esperança” para o concelho e para a região. O responsável mostrou-se ainda disponível para comunicar ao Ministro da Educação a nota transmitida pelo presidente da Adeptoliva de que é necessária uma maior valorização do ensino profissional.

Exit mobile version