Corrida do Entrudo das Aldeias de Xisto é um dos finalistas regionais das 7 maravilhas do Programa da RTP.
A Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis, caracterizada pela Máscara de Cortiça acaba de ser um dos finalistas regionais das “7 Maravilhas” do programa da RTP – este ano a celebrar a Cultura Popular, uma candidatura do Município de Góis em parceria com a Junta de Freguesia de Góis e a Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã.
Um património agora revistado pelo realizador oliveirense,Tiago Cerveira, que realizou um documentário sobre este acervo imaterial, passado de geração em geração, através de testemunhos orais, cuja estreia teve lugar no passado fim de semana no Auditório da Casa da Cultura de Góis.
Em 2005, a Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã promoveu um levantamento de tradições, lendas e estórias afetas às aldeias do Xisto do Concelho de Góis. Fruto dessa recolha, esta associação em parceria direta com a Câmara Municipal de Góis e a Junta de Freguesia de Góis conseguiram revitalizar em 2006 a iniciativa popular “Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis”, recuperando o saber-fazer associado à construção das máscaras de cortiça, destacando, de modo fiel, as tradições associadas, desde a “vestimenta” dos foliões, às quadras jocosas, o tradicional baile, representação etnográfica, ateliês de máscaras, não descurando o momento do “poste do presunto” e a queima do “entrudo” realizados no Largo da Quintã, sendo a aldeia da Aigra Nova o centro nevrálgico de toda esta iniciativa.
O filme “A Máscara de Cortiça“ é uma iniciativa da Freguesia de Góis, produzida e realizada por Tiago Cerveira.
Esta curta documental que já está selecionada para vários festivais de cinema nacionais e internacionais, mostra-se pela primeira vez em Góis.