Semana começa com mais 3 casos novos, subindo para 13 o número de infetados.
O Município de Oliveira do Hospital em parceria com o Laboratório de Análises Clínicas Dra Elisabete Campos, começou a testar todos os suspeitos de Covid 19 no concelho, em sistema de “Drive Test”.
Tratam-se de testes de zaragatoa e já estavam a ser realizados por aquele laboratório privado, à porta das suas instalações, no centro da cidade oliveirense, passando a ser feitos no espaço da feira mensal, garantindo desta forma “maior privacidade” às pessoas.
O anúncio foi feito esta segunda feira pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, durante uma vídeo conferência, com a imprensa local, onde atualizou os dados relativos ao concelho – ainda que “desfasados” do relatório da DGS.
E a semana começa com mais 3 casos novos de Covid 19, subindo para 13 o número de infetados em Oliveira do Hospital. Segundo o autarca, os novos casos estão relacionados com a cadeia de transmissão de uma fábrica de confeções de Mangualde, sendo que há um caso novo que ainda não é garantido que tenha relação com esta cadeia, apesar de “viver no mesmo prédio” das pessoas infetadas.
A maioria dos casos está confinada em Oliveira do Hospital (sete), havendo só três casos que estão sinalizados em duas freguesias e outros três casos que continuam nos HUC, na sequência de outras patologias.
Apesar de não ver razão para dramatismos nestes números, José Carlos Alexandrino, mostra-se preocupado com a cadeia que veio de Mangualde, estando há mais de uma semana a acompanhar, através do gabinete Covid 19 do Município, todas estas situações, no sentido de tentar travar a propagação do vírus no concelho.
“Todos os dias tenho conversado com as pessoas que estão infetadas, estamos a fazer um excelente trabalho, mas é um esforço que tem de ser continuado”, garante o edil, dando conta que todos os infetados que estão no concelho apresentam sintomas ligeiros ou estão assintomáticos.
Aproveitando ainda para esclarecer que não há nenhum funcionário da Câmara Municipal infetado, Alexandrino informou que vão ser também retomados os testes sorológicos no hospital da FAAD, que tinham sido suspensos por falta de validação por parte da ARS, o que já aconteceu, pelo que entretanto serão complementados com mais um teste sanguíneo. “Fomos os primeiros na CIM Região de Coimbra a adquirir estes testes e serviram para diagnosticar mais cedo muitas situações”, considera o autarca, lembrando que boa parte dos 300 testes já realizados no concelho ( 50% do total de testes comprados)se destinaram a utentes e funcionários das IPSS’s e profissionais de saúde.
Para o resto da população estão disponíveis, a partir desta terça feira, os testes de zaragatoa, no novo “Drive Test”, no espaço da feira mensal. Para testar à Covid 19 basta ter sintomas e ter uma receita médica, que “não precisa de sair do carro”, conclui o autarca.