Desde 2008 foram aplicados 72 milhões de euros em ações de inspeção e intervenção junto às linhas de eletricidade.
Em 2019, a EDP Distribuição prevê investir 11 milhões de euros em ações de inspeção e de intervenção nas zonas de proteção e nas faixas gestão de combustível junto às linhas de distribuição de eletricidade, com o intuito de garantir a melhoria da qualidade de serviço e a segurança das populações e das redes elétricas.
Deste montante, 8,8 milhões de euros estão relacionados com a gestão e limpeza da vegetação em torno das linhas de eletricidade e 2,2 milhões de euros em inspeções. O reforço do investimento face a 2018 (cerca de 33%) está associado ao aumento do número de Planos Municipais de Defesa de Floresta Contra Incêndios aprovados e revistos, a par da subida dos preços destes serviços desde os incêndios de 2017.
Desde 2008, a empresa já investiu um total de 72 milhões de euros na segurança das infraestruturas, com impacto direto na defesa e proteção do património florestal.
A EDP Distribuição está presente em todo o território continental, com 68 mil km de linhas aéreas, sendo que mais de 28 mil km estão presentes em espaços florestais. Há 25 anos que faz a inspeção termográfica das linhas, com voos de helicóptero, para a deteção de pontos quentes, para além da inspeção visual terrestre. Desde 2006 que recorre a uma tecnologia que mede a distância entre a vegetação e as linhas. Nos últimos anos apostou no desenvolvimento e na aplicação de um algoritmo preditivo de crescimento da vegetação. Em 2018 contabilizou 650 horas de voo de helicóptero. Com a alocação de mais um helicóptero destinado à vigilância das linhas elétricas, a EDP Distribuição prevê realizar, até ao final de 2019, mil horas de voo.