Os fatores psicológicos e psicossociais da prestação desportiva de um atleta numa abordagem sobre a mudança de atitudes e comportamentos inerentes à prática desportiva, estiveram em debate no EPTO FUTUROS de Desporto com uma ação formativa subordinada ao tema “Formar o Futuro – Treino na Área Comportamental”, promovida pela EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, e que contou com a participação do Professor Jorge Araújo, Presidente da Team Work Consultores, associando-se o Atleta, José Carlos Pinto, Campeão Nacional de Atletismo, convidados que muito contribuíram para prestigiar este encontro.
O Presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, salientou a importância do Curso Profissional de Desporto no contexto territorial “um curso de oportunidades e desafios e que trabalha com e para a comunidade”, referindo o trabalho de excelência que os docentes realizam e as dinâmicas de colaboração com os municípios de Oliveira do Hospital e Tábua, mas também com as associações desportivas do concelho, garantindo aos alunos as competências profissionais para seguir a área de desporto, em todas as suas valências. Congratulou-se com a presença de ilustres oradores, e do atleta campeão nacional, José Carlos Pinto, um vencedor que se enquadra no espírito de Escola Vencedora da EPTOLIVA, como exemplos de determinação, de vontade e de profissionalismo para os alunos da EPTOLIVA, “uma escola que forma futuros, e o futuro passa pela educação de qualidade e pelo ensino de excelência”.
A iniciativa teve a organização do diretor do curso, Rafael Gomes e do docente da área técnica de desporto, António Gaspar, que fizeram as honras de apresentação de uma referência desportiva, o Professor Jorge Araújo. A pertinência da sua intervenção pretendeu levar os presentes a refletir, “mais do que adquirir saberes e conhecimentos, os jovens devem questionar e procurar explicações para a complexidade e mistérios do comportamento humano, visando compreendê-lo e potenciá-lo a ultrapassar obstáculos”. “A superação é a condição para evoluir e ganhar”, adiantou, sendo que para isso “é essencial ter um treinador, que ajuda a avaliar o que se fez e aponta o caminho possível para conseguir alcançar o êxito pretendido, uma conceção que tem sido desvalorizada”. Esta foi a mensagem que deixou aos jovens alunos de desporto da EPTOLIVA, cuja formação deve levá-los para além do conteúdo de um treino, “devem ser, acima de tudo, um exemplo comportamental”.
“Quais as principais características para ser um verdadeiro campeão?”, foi o repto lançado ao campeão de atletismo, José Carlos Pinto, “que sempre lutou para ser o melhor e para acreditar em si mesmo”, palavras que deixou em jeito de resposta e conselho. “A preparação psicológica é determinante”, acrescentou, dando o seu testemunho pessoal e mencionando as várias condicionantes que fazem parte do seu treino diário e a relevância do trabalho mental para evoluir e alcançar a glória.
Nuno Ribeiro, vereador do Desporto do Município de Oliveira do Hospital, parabenizou o presidente Daniel Costa e toda a comunidade escolar da EPTOLIVA, pela dinâmica que têm implementado nas várias áreas de formação desta escola profissional, fazendo referência ao grande evento EPTO RODAS FEST, que “ultrapassou muitas fronteiras do concelho e com grande potencial de crescimento, promovendo igualmente o desporto e a região”. Nesse sentido, reforçou a importância do trabalho em equipa, dando o exemplo da EPTOLIVA, cuja envolvência e conjugação de várias forças tem sido fundamental para a concretização de projetos e de sonhos, agradecendo a estreita colaboração desenvolvida pela escola com o município de Oliveira do Hospital.