A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, acolheu no passado dia 26 de maio, a final da XXII edição dos Jogos da Matemática, que decorreu em formato online e contou com a participação de 12 escolas profissionais nacionais, num total de 70 alunos participantes acompanhados por 20 docentes da disciplina.
Este concurso, destinado às escolas profissionais de ensino secundário de Portugal continental e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, foi disputado em 3 fases que decorreram ao longo do ano, duas realizadas ao nível de cada escola participante, tendo por objetivo o apuramento da equipa que representa a sua escola nesta que foi a final nacional. Por conseguinte, e após uma manhã de competição, com a realização da prova final nas respetivas escolas participantes, foram divulgados os resultados deste campeonato. A Escola Profissional de Ourém foi a grande vencedora deste concurso, seguida da Escola Profissional de Anadia e em terceiro lugar, a Escola Profissional Mariana Seixas.
Este campeonato, que já conta com 22 anos de existência, foi, na edição de 2021, experienciado de forma diferente, adaptado e readaptado às condições possíveis, infelizmente impeditivas de receber presencialmente as escolas participantes na cidade de Oliveira do Hospital, como havia sido planeado através de uma Prova de Aptidão Profissional desenvolvida nos cursos profissionais de Multimédia e Turismo. Contudo, e como referido pela comissão organizadora constituída pelos professores Rogério Duarte e Helena Berardo, “o importante é dar continuidade a este campeonato, que, ano após ano, visa promover o gosto pela Matemática”, cabendo à EPTOLIVA, enquanto escola anfitriã, a organização, para além do dia da final, de todas as provas deste ano letivo, incluindo a criação do site e toda a logística associada a estes Jogos.
Daniel Dinis Costa, presidente da ADEPTOLIVA parabenizou todos os participantes, em particular os alunos, “que são todos desde já vencedores por terem a coragem de participar, pois é a vontade e o empenho destes que, necessariamente possibilita este tipo de iniciativas, bem como todos os professores envolvidos e as direções das escolas participantes pelo acompanhamento prestado a esta competição. Para a EPTOLIVA é um orgulho receber este tipo de iniciativas nacionais, desejando que no futuro possam decorrer de forma presencial, na certeza de que a EPTOLIVA continuará a promover a participação nestes concursos, como forma de valorizar o ensino profissional.”