A Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil (Eptoliva) prepara-se para comemorar o 33.º aniversário, com vários momentos a acontecer entre hoje, dia 11, até dia 15, em Tábua e em Oliveira do Hospital, segundo comunicado de imprensa enviado pela escola.
A comemoração desta efeméride começa hoje, data oficial do aniversário, 11 de novembro, com os parabéns e a distribuição de bolo de aniversário pela comunidade educativa a acontecer durante um lanche preparado em cada um dos espaços escolares da Eptoliva.
Este simbólico momento, de ”agradecimento e reconhecimento ao percurso feito desde a sua fundação até hoje”, tem este ano, o mote da “Tecnologia e Comunicação ao Serviço da Educação, já que “o funcionamento em pleno de dois Centros Tecnológicos Especializados, entre outros investimentos técnicos, estão no alcance de transformar a Eptoliva numa escola completamente diferente no Futuro 30.30”, como refere o presidente da escola, Daniel Dinis Costa.
Carlos Daniel, jornalista, apresentador de programas de informação na televisão na RTP é o convidado de honra destas comemorações, a marcar a agenda do dia 14, com a participação no programa EPTO RÁDIO – Especial 33 Anos, dando assim espaço e voz ao tema “Educar a Comunicar”, que tem a sua gravação e produção na escola.
Ainda neste dia, a Eptoliva realiza a cerimónia comemorativa deste aniversário na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, que inclui a entrega de diplomas aos cerca de 70 alunos diplomados no triénio 2021-2024, bem como os certificados aos alunos que participaram em estágios internacionais no âmbito do Programa Erasmus+. Também o mérito escolar, as competências profissionais, a assiduidade, o ingresso em instituições de ensino superior, a valorização e o reconhecimento no desempenho em áreas artísticas, desportivas, científicas e tecnológicas aos alunos que, durante o ano letivo 2023/24, alcançaram prémios, menções e distinções em concursos, projetos e atividades a nível local, nacional e internacional, irá contemplar 50 alunos em diferentes prémios que totalizam um valor de quase 2500 euros. Nesta ”data redonda” serão também reconhecidos docentes e não docentes pelo serviço prestado para o sucesso educativo da Eptoliva.
A internacionalização e a interculturalidade estão, também, no ”propósito” destes 33 anos da Eptoliva, com a presença das Delegações Educativas dos países de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, resultado das parcerias que têm vindo a ser reforçadas com estes países através do Projeto EPTOLIVA – Em Rede PALOP. É neste contexto que a Interculturalidade é o mote do programa delineado para o último dia destas comemorações, com a realização da Segunda Sessão Intercultural, a acontecer no Espaço CULTIVA, em Tábua, e onde serão ”enfatizadas as dinâmicas educativas para a promoção da interculturalidade e cidadania”, com a participação de alunas e alunos internacionais, provenientes de 13 nacionalidades difrentes que, atualmente, ”engrandecem a dimensão intercultural da Eptoliva”, findando com o Lanche Intercultural e com a degustação de doces típicos de Cabo-Verde e de São Tomé e Príncipe.
O encerramento das comemorações fica marcado com mais um ”momento ímpar a fazer história” na Eptoliva, com a abertura oficial do Espaço EPTOLiving, em Tábua, o segundo alojamento de estudantes da região promovido pela Eptoliva, com capacidade para acolher 30 alunos e que à semelhança do primeiro inaugurado em Oliveira do Hospital, vem agora possibilitar ”melhores condições de alojamento” a estudantes deslocados, provenientes de todas as regiões do País e do Mundo, que queiram estudar e fixar-se neste território.
Como adianta Daniel Costa, “este é um momento de manter viva a história que nos une, prestar o justo reconhecimento ao presente e, sobretudo, antecipar o futuro que já vivemos. Por isso, aproveitamos o momento para reforçar o convite a toda a comunidade educativa, Entidades Parceiras, Juntas de Freguesia, Municípios, Ex-Alunos e Encarregados de Educação a assistirem presencialmente ou em livestreaming, através das redes sociais, às comemorações do aniversário da Eptoliva: ”33 Anos a Formar Futuros”
.