A Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil (Eptoliva) deu as boas vindas ao Natal com a realização do EPTO NATAL, um espetáculo subjacente ao tema “We Are The World”, que pretendeu divulgar à comunidade “a capacidade desta escola em estabelecer pontes multiculturais e além-fronteiras, reunindo o talento e a diversidade das várias nacionalidades representativas da sua população estudantil”, conforme comunicado enviado ao Folha do Centro.
“Somos Eptoliva: uma escola do mundo”. Foi assim que perante um auditório completamente sobrelotado, o Centro Cultural de Tábua (CCT) começou por receber a universalidade dos desejos de “Feliz Natal” nos 13 idiomas nativos dos alunos estrangeiros da Eptoliva.
“O foco no pluralismo cultural e na interculturalidade“ foi o argumento desta comemoração que “transpôs a vivência cultural desta escola profissional para um verdadeiro palco de emoções“ com apresentações de ginástica, dança e música, protagonizadas pelos alunos dos vários cursos profissionais, do Centro Qualifica e do Programa Escolhas – Missão Futuros E9G. Associaram-se também grupos locais sediados nos concelhos de abrangência da Eptoliva que, conjuntamente, dinamizaram um programa variado de atuações onde “a excelência da execução e a escolha do repertório se destacaram nesta noite de comunhão“.
A música “plenificou“ o programa desta festa de Natal, que contou com a dupla Vinta’J, de Nogueira do Cravo, e as a vozes de Mara Luz, na interpretação de alguns êxitos da música cabo-verdiana, e de Maria Júlia Monteiro, presidente da Associação de Estudantes (AE) da Eptoliva.
Pelo palco deste “espetáculo memorável“ passaram, ainda, momentos de ginástica artística, trazidos pelo grupo Gym Kids, de Tábua, de dança contemporânea, hip-hop e balé clássico corporizados pelas bailarinas da Escola de Dança E-Motion, de Arganil, e as danças de Cabo-Verde com coreografias de estilos como a morna, a coladeira, o funaná e o batuque, por um grupo de alunas cabo-verdianas.
Nesta “convivência de partilha“ onde foi enfatizada a “importância do espírito de família num diálogo intercultural“, a Eptoliva quis “presentear toda a comunidade dos concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital, em especial os pais e encarregados de educação dos alunos que todos os dias estudam e constroem o projeto educativo de sucesso desta escola vencedora e unida com o mundo“.
Na sua alocução, o presidente da Eptoliva, Daniel Dinis Costa, fez questão de elogiar “o esforço coletivo de todos que fizeram esta festa“, referindo que “escolhemos o tema «We Are the World» porque hoje somos uma escola do mundo, uma escola inclusiva, multicultural, uma escola que integra e uma escola que diariamente promove a união e a paz“.
“Somos uma escola de família. Por isso o que mais desejo neste Natal é que se juntem com as vossas famílias, com as pessoas que gostam e tenham um Natal Feliz com aqueles que mais amam. Para 2025 desejo muita saúde. Muita força para continuarmos juntos a sonhar, a fazer acontecer e a renovar o sucesso pessoal, profissional de todos, que é o nosso principal objetivo“, acrescentou.
Este momento de confraternização foi saudado pelo presidente do Município de Tábua, Ricardo Cruz, e pela vereadora em representação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Graça Brito, que não pouparam elogios ao trabalho desenvolvido pela escola e “reforçaram os desejos de continuação dos maiores sucessos associados aos votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos os presentes“.