“Desporto Motorizado (In)Sustentável” foi o argumento para um conjunto de iniciativas que, ao longo do passado dia 18 de junho, divulgaram o Curso de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel, integrado no Ciclo de Conferências “EPTO FUTUROS 30.30”, das Comemorações dos 30 Anos da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.
O evento teve início com a apresentação pública do EPTO Rally Car, uma réplica do carro de rali do piloto Rui Madeira, o Mitsubishi Lancer Evo III, com o qual se sagrou campeão do Mundo de Ralis em 1995, construído pelos alunos deste curso profissional, sob a orientação do Diretor de Curso, João Mendonça, que aludiu a este desafio lançado pela escola no início do ano, como “uma excelente oportunidade para os alunos colocarem em prática uma série de operações de manutenção e de intervenções mais específicas, necessárias para a transformação do carro. Este é um projeto que está apenas no início, e ao qual os alunos ficarão responsáveis por manter este carro em bom estado e, sempre que possível, melhorá-lo”.
Seguiu-se a realização do EPTO Rally Tour, um percurso inédito com carros de rally, UTV e Motos, pela cidade de Oliveira do Hospital e património turístico da Bobadela, conduzido por pilotos, reconhecidos e premiados nos vários segmentos da competição motorizada, e que ao longo dos tempos representaram e divulgaram muito bem a região: Rui Madeira e Pinto dos Santos, pilotos de Rali, Jorge Gouveia, piloto de Enduro, e o piloto de Motos e UTVs, Nuno Nunes.
Esta iniciativa finalizou com um webinar no qual Rui Madeira reconheceu o excelente trabalho realizado na EPTOLIVA, ao ver a réplica do carro que o sagrou campeão Mundial de Ralis, reforçando a necessidade de se investir neste tipo de iniciativas pedagógicas, bem como na importância destas na promoção do Território associada ao Desporto Motorizado. O campeão do Mundo demonstrou a sua satisfação pelo trabalho feito na EPTOLIVA, deixando a promessa de continuar a trabalhar em parceria com a Escola neste tipo de atividades.
Rui Francisco Soares, o engenheiro português de Elfyn Evans, vencedor do rally de Portugal pela Equipa de WRC da Toyota, deixou um testemunho do trabalho, empenho e exemplo de vida, como motivação para os alunos que seguem esta via profissional, reconhecendo a importância destes cursos para o futuro.
Para António Pinto dos Santos, que partilhou algumas histórias da sua participação em várias competições nacionais e internacionais, na sua Renault 4L com as cores do xisto do Piódão, o rali exige um grande esforço financeiro, pois o investimento privado dos pilotos é imenso, bem como das empresas, não se obtendo o devido retorno.
Também Nuno Nunes louvou o trabalho dos futuros mecânicos da EPTOLIVA, “uma área que tem muito para dar e uma profissão que temos de valorizar” e partilhou da opinião desta região constituir uma grande oportunidade para o desporto motorizado, mas também para passeios com veículos motorizados pela paisagem inigualável que esta oferece.
O Bicampeão Nacional de Enduro, Jorge Gouveia, destacou o trabalho feito pela EPTOLIVA em prol desta região e da cidade de Oliveira do Hospital. A sua paixão pelas motas e pelas competições exigiu um enorme esforço para que o sonho se tronasse realidade, e foi essa a mensagem que deixou aos mais jovens, acrescentando que “nestas competições, o mais alto patamar existe, bem como o respetivo reconhecimento”.
Paulo Homem recordou a passagem do Rali por estas estradas e serras e toda a logística e mecânica envolvente, aconselhando os jovens a apostar nesta área, que está em constante evolução, opinião corroborada pelo Moderador David Pinto, que conduziu as conversas em torno das competições motorizadas com impacto direto na economia local e regional, nomeadamente para as unidades hoteleiras e restauração, envolvendo as entidades e empresas locais, a imprensa e a sociedade em geral, não deixando de questionar o futuro do desporto motorizado, de forma a assegurar a sustentabilidade ambiental.
O Vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, fez questão de mostrar o seu reconhecimento à EPTOLIVA, na figura do seu Presidente e restante comunidade, pelo trabalho realizado e pelos desafios que têm abraçado, “uma escola que se assume como um parceiro fundamental em todas as iniciativas, nomeadamente na área do desporto, com enorme interação com o tecido empresarial da região, quer com a sociedade civil, quer com empresas e associações”, um exemplo para todas as escolas do país.
Daniel Costa, Presidente da EPTOLIVA, fez um agradecimento e um reconhecimento especial a todos os alunos e docentes envolvidos na construção da réplica do carro de Rally, sendo esta “uma experiência inovadora e pioneira ao nível do ensino profissional, que é a verdadeira essência dos cursos profissionais, pela motivação, alegria, entusiasmo, que provoca nos alunos, mas também em toda a comunidade. Foi com muito orgulho que, hoje, juntámos na Escola um conjunto de figuras de nome nacional e internacional, que são um exemplo de profissionalismo e notoriedade, que servem de exemplo para todos os nossos jovens, e que também hoje nos ajudaram a promover o território como um local de culto e com todas as condições para reforçar a realização destes eventos de desporto motorizado”. Salientou ainda a importância destes dias dos Cursos Profissionais, como “uma forma de partilhar experiências e saberes, reforçando diariamente o lema de uma escola para todos, aberta à comunidade e para a comunidade, que se dedica de corpo e alma a formar o futuro dos mais jovens, que têm nestas iniciativas e no trabalho desta comunidade escolar, o exemplo da paixão e dedicação, tão necessários para a concretização dos sonhos profissionais”.