A nova Associação de Estudantes da Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil (EPTOLIVA), presidida pela aluna Maria Júlia Monteiro (finalista do curso de Design), tomou posse ontem, dia 5 de novembro, após ter ganho as eleições ocorridas a 25 de outubro, onde se apresentaram a sufrágio duas listas, conforme refere comunicado enviado pela escola.
Na presença do presidente da Eptoliva, Daniel Dinis Costa, dos vereadores dos Municípios de Tábua e de Oliveira do Hospital, dos alunos e professores, iniciou-se um novo capítulo deste ”importante” órgão representativo dos alunos, o qual a nova Associação de Estudantes se propõe a dinamizar e dar o seu contributo para ”melhorar a escola e, em particular, o sucesso de todas e todos os estudantes da Eptoliva”.
Daniel Dinis Costa felicitou a presidente e a equipa que a acompanha, destacando a ”responsabilidade que os agora empossados órgãos terão na divulgação da escola junto da comunidade de Tábua e de Oliveira do Hospital, que se quer participada por todos os alunos já que são estes a razão de ser de qualquer escola”. O diretor salientou também o ”papel importante que a Associação de Estudantes terá na apresentação de ideias, projetos e na construção de parcerias com outras associações juvenis”.
“A partir de hoje, a Maria Júlia Monteiro é a cara, a voz e a imagem de todos os alunos da Eptoliva pelo que a responsabilidade é grande e acrescida para a concretização de um bom trabalho”, pelo que apelou a todos para que “deixem a vossa marca, pois queremos que sejam vocês os principais aliados na construção dos EPTO Fun Spots”. O projeto, que já teve a autoria de professores da área técnica e alunos do curso de Design, têm em vista a criação de espaços distintos ”destinados à fruição, inclusão, multiculturalidade e convivência dos alunos” nos espaços envolventes aos edifícios escolares.
A Associação de Estudantes é, para Daniel Costa, mais um ”importante marco” da História da Eptoliva, ”criado nesta década de desafios desta escola profissional”. O diretor da escola reforçou ainda a ”garantia de um trabalho conjunto” e o ”apoio incondicional da Direção à Associação de Estudantes para continuar a fazer da Eptoliva uma escola de referência a nível nacional e internacional”.
O vereador da Juventude no Município de Tábua, David Pinto, felicitou a nova Associação de Estudantes, evidenciando a ”coragem e vontade expressa na constituição de duas listas para a liderança deste órgão, o que é um bom presságio por se disponibilizarem a representar os alunos desta escola e para a continuidade de uma cidadania e participação ativa”.
Sobre este propósito, o autarca sublinhou também a ”importância do envolvimento da Associação de Estudantes com as dinâmicas da escola e com os concelhos de abrangência da Eptoliva no incremento das políticas e decisões dos jovens para projetar o futuro”, destacando o ”compromisso do seu município com os jovens, através do Plano Municipal da Juventude, delineado pelos próprios jovens que integram o Conselho Municipal da Juventude, da instituição da figura do Provedor da Juventude em Tábua e das dinâmicas promovidas através do projeto “Tábua YOUth – Juventude és TU!” ”, que ”atestam a preocupação do Município em ouvir e envolver a juventude na construção de estratégias para o concelho de Tábua”.
“Esta não é uma escola qualquer! É uma escola reconhecida na região e no país pelo que deve constituir motivo de orgulho e prestígio ser presidente da Associação de Estudantes da EPTOLIVA”, afirmou o vereador do Desporto e Juventude do Município de Oliveira do Hospital, Nuno Ribeiro, destacando a importância deste órgão, que deve ”estar à altura da dinâmica desta escola e da continuidade de um caminho muito honroso que a Eptoliva tem trilhado ao longo destes 33 anos”. O vereador deixou ainda o repto para que ”continuem esse trabalho e sejam a voz de todos os seus colegas no Conselho Municipal da Juventude, no Orçamento Participativo Jovem e em outras várias iniciativas municipais que têm estado na base do compromisso de Oliveira do Hospital com a juventude deste concelho”.
No final, a presidente da Associação de Estudantes revelou-se orgulhosa do momento e da equipa que a acompanha, agradecendo a presença de todos, bem como o apoio e confiança depositados nesta equipa e prometeu ”dar voz ativa aos colegas para que possam participar na construção de uma escola ainda melhor”.