Com o objetivo principal de reforçar os laços com a comunidade, fomentar a solidariedade social, o voluntariado e a cidadania, a EPTOLIVA abraçou, no ano letivo que agora finda, um novo projeto – “EPTOLIVA em Ação” – baseado na dinamização de atividades junto das IPSS e outras instituições sitas nos concelhos de abrangência da escola.
Neste sentido, os alunos e professores da EPTOLIVA fortaleceram vínculos comunitários, sociais e culturais com a população sénior e infantil, ao mesmo tempo que promoveram as valências do ensino profissional.
O projeto “EPTOLIVA em Ação” demonstrou que esta é uma escola aberta à comunidade, que promove uma cidadania responsável, através da realização de atividades de utilidade pública e social para a comunidade escolar e para as IPSS.
Entre outras atividades, os alunos dos Cursos de Técnico de Auxiliar de Saúde (1º ano e 3º ano) e do Curso de Técnico de Artes do Espetáculo/Interpretação promoveram, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Tábua, a realização de iniciativas direcionadas aos utentes do Lar de S. José e crianças do Centro de Acolhimento Temporário. Foi a concretização de um dia especial, com particular assento na convivência de diferentes gerações e na afirmação de um ensino inclusivo que luta contra as desigualdades sociais e culturais.
Os alunos do 3º ano da turma de Turismo que decorre em Oliveira do Hospital, também se associaram a este projeto organizando uma comemoração diferente no Dia Mundial da Criança na Creche/Jardim de Infância da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD). Os alunos da EPTOLIVA dinamizaram pinturas faciais, esculturas de balões, matraquilhos infantis e outras atividades que proporcionaram um dia animado a todas as crianças que frequentam as valências da FAAD.
A turma de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos da EPTOLIVA também se associou ao projeto promovendo a reparação do material informático do Centro Social e Paroquial de Seixo da Beira. Estas foram algumas das iniciativas deste projeto que obtiveram uma excelente aceitação por parte das instituições que as acolheram.
Por esta razão, o Presidente da Direção da ADEPTOLIVA, Daniel Costa, faz um balanço muito positivo do projeto e deixa, desde já, o desafio para o próximo ano letivo: estabelecer novas parcerias, envolver todas as turmas da Eptoliva e incluir ainda mais instituições dos concelhos de Oliveira do Hospital e Tábua. Porque a Eptoliva é e deverá continuar a ser, uma Escola de todos e para todos.