O primeiro grupo de alunos provenientes da Ilha do Sal, Cabo Verde, estudantes na EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, regressaram ao seu país, para realizar a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) em entidades públicas e privadas locais, na sequência do protocolo estabelecido entre várias instituições com esta escola profissional.
O Hotel Meliá Dunas Beach Resort & Spa, a Clínica de Santa Maria, a Companhia Aérea Cabo Verde Airports, o Atelier RADA (Espargos), a empresa Fabrika e a Câmara Municipal do Sal, foram as primeiras entidades a receber os alunos cabo-verdianos que já concluíram o primeiro ano de formação nos cursos profissionais de Design, Multimédia, Auxiliar de Saúde, Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Turismo. A realização dos estágios curriculares na Ilha do Sal durou cerca de um mês (140 horas) e superou todas as espectativas, com um impacto bastante positivo traduzido no desempenho e satisfação dos alunos estagiários bem como pelas entidades acolhedoras.
A concretização dos referidos estágios curriculares foi precedida da assinatura de Protocolos de Colaboração com as várias entidades acolhedoras, assim como da integração dos alunos cabo-verdianos nos respetivos locais de estágio, que esteve no propósito da deslocação da Direção da EPTOLIVA à Ilha do Sal. A base destas parcerias, assinadas pelo Presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa com várias entidades, visam iniciar a cooperação entre as instituições e identificar áreas de interesse mútuo, com vista a contribuir para o desenvolvimento da formação técnica e profissional de jovens cabo-verdianos em áreas económicas estratégicas. “Este é um projeto inovador na prática educativa da EPTOLIVA que, no espaço de 1 ano letivo, conseguiu parceiros para concretizar algo que é inédito, diferenciador e provavelmente único em Cabo Verde. Conseguir que os alunos retornem ao seu país de origem para realizarem os estágios profissionais é um grande passo, que simboliza uma nova etapa para os alunos da EPTOLIVA, que a partir de agora queremos reforçar em cada período de estágio e alargar aos alunos nacionais, que poderão também realizar os estágios na Ilha do Sal. Foi com grande orgulho que nos apercebemos da elevada recetividade das Entidades apara este projeto, mas, ainda mais importante, foi o reconhecimento dos pais dos alunos pela oportunidade e trabalho que a EPTOLIVA está a fazer”, assegurou Daniel Costa. Na ocasião, também o presidente do Município do Sal, Júlio Lopes, manifestou a sua enorme satisfação em ver que a parceria entre os municípios do Sal e de Tábua, e a EPTOLIVA está a suplantar as expetativas, sobretudo, na área da formação profissional dos jovens salenses, comprometendo-se a reforçar esta parceria e a apoiar a EPTOLIVA, pela importância do trabalho que está a ser feito por esta Escola Profissional.
De referir ainda, que o Presidente da EPTOLIVA, Daniel Costa, assinou, na mesma ocasião, outro protocolo com as Diretoras do Complexo Educativo Manoel Martins (CEMAM) e da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz (EBSOM), para o projeto “EPTOLIVA com Sal”, tendo como propósito a cooperação das entidades educativas na implementação de projetos comuns, nomeadamente, a elaboração conjunta de um projeto anual com turmas dos dois agrupamentos salenses e a escola profissional de Tábua e Oliveira do Hospital.
No âmbito desta visita, a EPTOLIVA foi convidada de honra na Feira das Profissões, em Santa Maria, e no Dia Mundial da Criança, em Espargos, aproveitando ainda para promover várias ações de divulgação da EPTOLIVA junto dos alunos e Pais, com o intuito de preparar a vinda de novos alunos no próximo ano letivo, reforçando assim a estratégia de internacionalização da Escola.