No âmbito da candidatura à 13.ª edição do PROJETO “CIÊNCIA NA ESCOLA” – Fundação Ilídio Pinho, cujo tema se insere em “Ciência e Tecnologia ao serviço de um mundo melhor”, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, garantiu a seleção de quatro projetos submetidos a este concurso, que serão distinguidos com um prémio de desenvolvimento no valor de 500,00€ cada, destinado exclusivamente a apoiar a sua implementação e posterior avaliação final na fase nacional do “Concurso de Ideias”.
A EPTOLIVA foi a escola da Região com maior número de projetos selecionados, numa cerimónia de entrega de prémios que decorreu no auditório da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Nesta cerimónia, a EPTOLIVA foi também convidada a apresentar o projeto “Akiqueijo&mais”, coordenado pela docente Honorata Pereira, que no ano transato conquistou a menção honrosa a nível nacional.
Os projetos submetidos a concurso integram uma visão multidisciplinar, envolvendo áreas curriculares diferenciadas através da integração de diferentes saberes e deverão demonstrar as potencialidades da ciência e da tecnologia como oportunidades de resposta aos desafios e principais problemas do mundo atual, tendo em vista a criação de um mundo melhor para todos.
“BIOQUENTE” é o projeto proposto por Carlos Quintino, Daniel Quaresma e Rafael Pereira, alunos do 2º ano do Curso Profissional de Manutenção Industrial/ Mecatrónica Automóvel, e Carlos Rosário e José Monteiro do 1º ano do Curso Profissional de Multimédia, enquanto “FRUTALIZA-TE” é o projeto de Marta Trindade e Rute Pegado, que respectivamente integram o 3º ano do Curso Profissional de Design de Equipamento e o 1º ano do Curso Profissional de Multimédia, em funcionamento em Oliveira do Hospital.
Já os projetos “PLANSTIFICA-TE” e “MEAT NO MEAT” são, respetivamente, liderados por Daniela Pinto, Tatiana Gonçalves, Cláudia Tavares e Bruno Paulino, Catarina Costa, alunos do 2º ano do Curso Profissional de Auxiliar de Saúde, ministrado no Pólo de Tábua.
A Direção da ADEPTOLIVA congratula-se por mais este prémio, que é fruto do trabalho conjunto de docentes, alunos e Direção da EPTOLIVA, numa escola que cada vez mais se afirma na região pela qualidade do seu ensino e pelo empreendedorismo, que servem de base para a construção do futuro dos alunos.