No âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” e sob o slogan “Imagine. Create. Succeed” dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) em parceria com os 19 municípios seus constituintes, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, venceu as finais municipais que decorreram nos dias 15 e a 16 de março, respetivamente em Tábua e Oliveira do Hospital, relativas à 5ª Edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio 2018.
Em Tábua, das quatro ideias de negócio apresentadas pelos 10 alunos do Curso de Auxiliar de Saúde deste Pólo da EPTOLIVA, sagrou-se vencedor o projeto “Naturesmetic”, um desodorizante natural, que inibe o crescimento bacteriano causador de mau odor, desenvolvido por Ana Henriques, Rosa Abrantes e Bruno Coelho, sob a orientação da docente Honorata Pereira.
A final do Concurso Municipal de Oliveira do Hospital disputada por 10 ideias provenientes do Agrupamento de Escolas e da EPTOLIVA voltou a posicionar esta Escola Profissional nos três primeiros lugares da classificação das melhores ideias de negócio. O 1º prémio foi atribuído ao projeto “Pastorelho”, da autoria de Francisco Borges (2º ano do Curso de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel), que consiste num pastel confecionado a partir do soro de leite e um adoçante natural extraído da bétula. Os 2º e 3º prémios foram respetivamente conquistados pelos projetos, “Viagens na Minha Terra”, da aluna Rute Pegado (3º ano do Curso de Multimédia) e “Cadeira Meg”, da aluna Daniela Pereira (3º ano do Curso de Design de Equipamento).
A EPTOLIVA vence assim, pela 4ª vez, os concursos em Oliveira do Hospital e Tábua, tendo agora a responsabilidade de representar os respetivos Concelhos na Final Intermunicipal, que decorrerá já no próximo domingo 25 de março, em Oliveira do Hospital e onde serão apresentadas todas as ideias vencedoras provenientes dos 19 Municípios que integram a CIM Região de Coimbra.
Daniel Dinis Costa, presidente da Direção da ADEPTOLIVA, congratula-se com mais esta demonstração real da dinâmica Educativa que esta Escola Profissional tem hoje. “A Direção tem feito uma aposta clara na diferenciação do ensino que é ministrado na Escola, considerando o empreendedorismo e a inovação, não como um fim, mas como uma base para uma melhor formação científica, técnica e profissional destes alunos. Estes prémios não são mais que o reconhecimento do trabalho diário que professores e alunos têm vindo a realizar e que tanto tem contribuído para o sucesso do projeto educativo da EPTOLIVA, tornando-a numa escola de referência da Região”.