Pelo segundo ano consecutivo, a melhor ideia de negócio do ensino secundário está na EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, a escola mais empreendedora do país, como comprovam os dois prémios recentemente conseguidos na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, que decorreu nos dias 10 e 11 de dezembro.
Cerca de 129 jovens empreendedores do ensino secundário e universitário de todo o país, orientados por 19 professores de 37 instituições de ensino, competiram pela melhor ideia de negócio nos 56 projetos nacionais selecionados pela Fundação da Juventude e que estiveram patentes nesta competição nacional. Tendo como objetivos promover o empreendedorismo criativo e social, fomentando uma nova geração de ideias e negócios inovadores, durante dois dias, um painel de jurados constituído por empresários, gestores e representantes de instituições ligadas ao empreendedorismo avaliaram os projetos em exposição.
Entre os 3 projetos apresentados pela EPTOLIVA, os únicos a representar o distrito de Coimbra, foi apurada a ideia vencedora da edição 2020 da Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, com o projeto “DreamSkin” das alunas, Ana Margarida de Jesus, Joana Venâncio e Mariana Nunes, que conceberam uma linha de produtos de cosmética sustentável eco-friendly, obtidos a partir de desperdícios orgânicos de valor biológico, como a borra de azeite, cera de abelha e o soro de leite.
Também o Prémio Especial Professor foi atribuído, pela segunda vez consecutiva, à docente Honorata Pereira, coordenadora do projeto vencedor e dos restantes dois projetos na área do empreendedorismo criativo selecionados a participar neste concurso.
Daniel Dinis Costa, presidente da Direção da ADEPTOLIVA, congratula-se com mais esta conquista que demonstra de forma clara a dimensão empreendedora e criativa com que a EPTOLIVA trabalha no seu dia-a-dia. “À semelhança do ano anterior repete-se algo que, há alguns anos atrás, seria impensável: uma Escola Profissional do interior conquistar prémios de dimensão nacional, perante as melhores escolas e colégios de todo o país. Mais ainda, repetir o feito, consolidando-se como a verdadeira ESCOLA VENCEDORA. É tempo do Sistema Educativo olhar para estes exemplos e reconhecer o mérito destes alunos, professora e de uma Escola que, tem demonstrado que o Ensino Profissional é um ensino de excelência científica e técnica, com uma visão futurista da Educação, que consolida a EPTOLIVA não apenas como uma escola, mas como um Centro de Inovação e Incubação de ideias e projetos, ao serviço da educação, e principalmente da sociedade do futuro em Portugal.”