“UNplasticize” da autoria de Honorata Pereira, docente na EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, é o projeto vencedor do STEM Discovery Campaign – “BLOOM Stories Competition” na categoria de “Ensino de Bioeconomia nas aulas de STEM das escolas secundárias”, sendo, também, o único projeto português incluído nos 23 vencedores mundiais do prémio “SCIENTIX Competition”, garantindo, deste modo, a presença da EPTOLIVA no Workshop de Projetos de Ciências no Laboratório da Sala de Aula do Futuro, que acontecerá em Bruxelas de 25 a 27 de setembro próximo.
A “STEM Discovery Campaign 2020” é uma iniciativa internacional conjunta organizada pela Scientix (comunidade para o ensino das ciências na Europa) que convida projetos, organizações e escolas em todo o mundo, a refletirem sobre carreiras e estudos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Sob o slogan deste ano, “Tendências inovadoras na educação“, o Concurso BLOOM desafia os professores a encontrar formas inovadoras de aumentar a conscientização sobre a bioeconomia, enquanto o Concurso SCIENTIX objetiva o invento e a organização das melhores práticas de ensino STEAM em ambiente online.
O projeto vencedor “UNplasticize”, publicado no site da 2020 STEM Discovery Campaign (https://sdw-blog.eun.org/page/2/), é um blog que reúne um conjunto de trabalhos práticos de ciências desenvolvidos ao longo deste ano letivo, que têm a função, não só de agregar as melhores práticas no uso de recursos STEM inovadores, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com o foco no estudo sobre a quantidade de (micro)plásticos presentes em bens essenciais de uso comum e na apresentação de soluções que visam minimizar o impacto de resíduos e plásticos no meio ambiente.
A marcar o encerramento deste ano letivo com chave de ouro, e particularmente orgulhoso com esta conquista, Daniel Costa, Presidente da ADEPTOLIVA, refere que estes prémios são a garantia que a EPTOLIVA continua firme o seu percurso de sucesso. Estes concursos decorreram no período em que a maioria das escolas europeias se encontravam em regime de ensino não presencial, o que confirma que as metodologias decorrentes de um ensino à distância e a capacidade de envolver os alunos em atividades online, não limitaram a criatividade e a qualidade do ensino da EPTOLIVA. “A EPTOLIVA continua a projetar, o nome de uma região, mas também o nome de Portugal a nível internacional, como escola exemplo de práticas inovadoras, em áreas da Ciência e Tecnologia, como resultado de um trabalho e estratégia de diferenciação do ensino. Este é o caminho que a EPTOLIVA percorre diariamente, porque continuamos juntos, a Formar Futuros Vencedores!