A aluna da Escola de Dança E-Motion (EDS), Carminho Figueiredo, alcançou o título de campeã mundial, na categoria de Ballet criação inédita, Pré-Mini New All Dancer, no All Dance World, o Campeonato Oficial de Dança no Mundo, em Orlando, nos Estados Unidos da América (EUA). As bailarinas Carlota Figueiredo, Ariana Dias, Sofia Quaresma, Mariana Trindade e ainda Carminho, em participação com o grupo Elite, também se sagraram campeãs mundiais no campeonato, desta vez em grupo, na categoria All Dance Open, all Ages Students-Open, segundo comunicado enviado pela escola.
Carminho, com apenas seis anos, e natural de Arganil, depois de ter conquistado em agosto o primeiro lugar no All Dance Europe viu o seu talento novamente reconhecido através um solo de balé clássico coreografado pela professora Inês de Castro, diretora artística da escola e associação juvenil, mas, desta feita, numa competição que junta os melhores bailarinos de todo o mundo.
Após o apuramento na fase nacional e europeia, a comitiva da Escola de Dança E-Motion, composta por cinco alunas, três encarregados de educação e dois professores, rumou aos EUA onde participou na fase final mundial deste concurso com duas coreografias.
“É com enorme orgulho que a Escola de Dança E-Motion comunica a consagração das suas jovens alunas, oriundas dos concelhos de Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital, no campeonato mundial de dança All Dance World”, afirma Inês de Castro. “A participação neste campeonato e respetivos prémios são motivo de enorme satisfação para a Beira Serra e reflectem a dedicação, o talento e o trabalho diário de todos os envolvidos”, acrescenta.
“Atrás do sonho de representar a Beira Serra e Portugal nos EUA”, a escola desenvolveu durante o ano inúmeras iniciativas de angariação de fundos, “recordando que este apogeu não seria possível sem a ajuda dos familiares, amigos e patrocinadores que acreditaram no talento destas jovens e no trabalho da escola”.