O “Carnaval do Seixo da Beira” prepara-se para regressar em grande força este ano . Após o interregno de 2021 e a edição com diversas contingências relacionadas com a pandemia em 2022, 2023 será o ano do grande regresso.
Nos dias 18 e 19 de fevereiro, a folia invade o Seixo da Beira, para mais um evento marcante, não só para a freguesia, como para a própria região.
O Carnaval do Seixo da Beira, organizado pela Associação de Jovens em conjunto com toda a sociedade civil, já vai para a sua sétima edição. Este ano as expectativas são altas, “é ter o melhor Carnaval de sempre e algo que as ruas do Seixo da Beira nunca viram”, refere a organização. Com o slogan “#carnavaléviver”, e desta vez já sem restrições, a Associação de Jovens lançou o desafio a toda a população, coletividades locais e grupos informais para se juntarem com o propósito de participar no evento, e a resposta foi um “grande sim”.
O evento vai estar dividido em dois momentos: o grandioso Baile de Carnaval, no dia 18 de fevereiro, na sede do Clube Desportivo e Recreativo do Vasco da Gama, com início às 22h00, com destaque para a atuação do grupo “Funil e Abelhinha”, já há muito ansiado pela organização.
E no dia 19 de fevereiro, as ruas enchem-se de folia e alegria num dia que promete ser ímpar, com muitos regressos e novidades.
Está já confirmada a participação de 15 carros alegóricos e cerca de 200 pessoas a desfilar. O cortejo volta a terminar no Cruzeiro, onde estará um montado um palco para um espectáculo no final do desfile. A rua entre a Junta de Freguesia e o Cruzeiro, volta a estar fechada ao trânsito até às 22h00.
A organização decidiu introduzir uma novidade no evento, que é o “Carnaval Social” – com o convite a todas as instituições do concelho a juntarem-se a esta festa, levando os seus utentes a ver o desfile de Carnaval. Para isso, vai ser preparado um espaço no Parque de Nossa Senhora da Estrela, onde na edição deste ano volta a passar o desfile.
Como já é habitual, o Carnaval de Seixo da Beira conta com a participação “da nossa congénere, Associação de jovens de Vila Franca da Beira” , que “vem viver o Carnaval connosco”. “Nas ruas já se respira a Carnaval”, dizem, num convite à região.