A inaugurar o certame, o Secretário de Estado do Turismo garantiu que a EXPOH já é uma “marca” da região.
A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital abriu as portas para aquela que promete ser uma das maiores edições de sempre. Este ano, a Feira ganhou novos espaços, apresentando-se renovada e “reinventada” com uma forte componente gastronómica, marcando também o regresso do setor empresarial a este certame, com destaque para o ramo automóvel e imobiliário. Um novo “conceito” de EXPOH, alargado a novas áreas, que consolidam e mostram a dinâmica do concelho, como fez questão de sublinhar o presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, no discurso de inauguração. “Este ano a EXPOH está maior. Renovámos o espaço de restauração, de actividades lúdicas, e renovámos o espaço de promoção de produtos e eventos locais com um novo conceito: o 𝙊𝙝𝙏𝙖𝙗𝙚𝙧𝙣𝙖 que é simultaneamente um espaço de promoção dos saberes e sabores das freguesias e do seu calendário de eventos”, explicou o autarca, que deu nota da mudança de figurino, juntando a um cartaz de “excelência”, com artistas de primeira linha, um espaço que se “reinventou” para “fora de portas”com o objetivo de “atrair” ainda mais a região. “Desta vez a aposta foi o setor automóvel, e porque somos um concelho que sabe receber e que acolhe bem as mais de 25 nacionalidades que hoje temos presentes nas nossas escolas, decidimos dar a conhecer as oportunidades no setor imobiliário para quem chega todos os dias a Oliveira do Hospital”, afirmou o edil, a justificar a opção por estes dois setores da economia, que poderão vir a ser alargados em futuras edições.
Nesta matéria, José Francisco Rolo aproveitou para felicitar as empresas e os empresários oliveirenses, ao todo 35, recentemente distinguidas com o galardão PME Líder, colocando o concelho no terceiro lugar no ranking dos concelhos com mais PME líder na região de Coimbra, a par com Cantanhede. Também o conjunto de investimentos em curso no concelho, alguns em fase de conclusão, foram motivo de referência por parte do edil oliveirense que deixou a garantia de querer fazer parte do “esforço nacional” de execução do PRR, destacando nomeadamente a abertura do concurso público internacional para a criação da área de acolhimento empresarial de nova geração em Oliveira do Hospital, num investimento de 7,3 milhões de euros, e o projeto de requalificação do Centro de Saúde num valor estimado de cerca de 3 milhões de euros.
Investimentos que, segundo um autarca, fazem de Oliveira do Hospital um concelho amigo das famílias e das empresas, que convida agora a cinco dias de descontração e de boa disposição com a EXPOH.
A dar nota do “esforço”, “empenho” e “dedicação” que o presidente do Município de Oliveira do Hospital coloca neste evento, o autarca Luís Paulo Costa, em representação da CIM Região de Coimbra, entende que a EXPOH é um evento que “traz alegria” e espelha a dinâmica do concelho, sendo por isso “um grande festival para as famílias”, conciliando a oferta de gastronomia a um bom cartaz de animação. Apontou ainda o “sucesso” de Oliveira do Hospital naquilo que é a captação de fundos comunitários, como o PRR, fundamentais para os “nossos municípios” poderem fazer investimentos para além daquilo que é a gestão corrente das contas.
𝙀𝙓𝙋𝙊𝙃 𝙘𝙤𝙢 𝙢𝙚𝙡𝙝𝙤𝙧 𝙘𝙖𝙧𝙩𝙖𝙯 𝙙𝙚 𝙨𝙚𝙢𝙥𝙧𝙚
Presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, sublinhou o “crescimento sustentável” que a EXPOH tem conhecido desde que foi lançada, em 2010, e que chega, na sua opinião, à edição de 2024, com o melhor “cartaz de sempre”. “A EXPOH está diferente e mudou para melhor”, fez notar o antigo presidente da Câmara, lembrando que este certame é acima de tudo “uma festa de união entre as pessoas”. Agradeceu ainda ao novo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o trabalho “em prol de toda a região” e sem quaisquer “sectarismos políticos” enquanto dirigente do TCP. “Sinto-me orgulhoso em tê-lo como Secretário de Estado”, afirmou o autarca, assinalando a “competência” de Pedro Machado para o exercício do novo cargo.
“𝘼 𝙀𝙓𝙋𝙊𝙃 é 𝙪𝙢𝙖 𝙢𝙖𝙧𝙘𝙖”
Pedro Machado agradeceu a forma como é sempre bem acolhido neste concelho e na região, não tendo dúvidas que a EXPOH é hoje uma “marca” neste território, que tem vindo a ser trabalhada e alimentada com “inteligência”. Desde logo, porque associa a este evento a “transferência de conhecimento”, com a presença das várias escolas e níveis de ensino disponíveis no concelho, mas também porque agrega o setor empresarial que, tendo em conta o número de PME´s Líder no concelho comparativamente a outros concelhos do litoral, é sinónimo, segundo o governante, que há um fosso que se esbateu em termos de competitividades destes territórios. “Não fazendo disto nenhuma competição entre litoral e interior que não o é, nós temos hoje condições de afirmar que em Oliveira do Hospital, ou noutros concelhos aqui representados, temos condições de olhar para o futuro com confiança e otimismo”, afirmou o governante, agradecendo o contributo que a EXPOH dá á marca Região de Coimbra e á marca Portugal, garantindo a propósito de algumas manifestações nos últimos dias que “não há turistas a mais em Portugal, nem turistas a mais em Oliveira do Hospital”. “Aqueles que recebemos e queremos que sejam cada vez mais, tem de compensar e representar mais valia para as comunidades residentes”, sublinhou, garantindo que, em apenas três meses de mandato, já teve oportunidade de aplicar receitas geradas pelo turismo, em obras concretas como mercados municipais, que são fator de atração e visitação dos nossos turistas.