Com um novo posicionamento, com mais empresas presentes e com uma nova designação, a IV Feira do Emprego – JOHB DAY promovida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) voltou a juntar, esta quarta-feira, alunos e empregadores. Uma edição renovada já que, este ano, contou com a participação de mais empresas/entidades saindo também, pela primeira vez, das instalações da escola para a nova Casa da Cultura César Oliveira (CCCO).
Com um nome novo e uma nova “ambição”, foi assim que se apresentou este ano a IV edição da Feira de Emprego, agora também “JOHB Day”, da ESTGOH que teve lugar esta quarta-feira, dia 27 de novembro, na renovada Casa da Cultura. Uma edição também ela renova- da, contando com a presença de 16 empresas, cinco das quais a participar pela primeira vez naquela que é já uma marca da ESTGOH neste território.
Na habitual sessão de boas vindas aos parceiros, a presidente da ESTGOH, Vera Cunha, fez notar as novidades da edição deste ano, destacando nomeadamente a mudança do local e do nome do evento para “JOHB Day” que pretende “refletir o novo posicionamento e a ambição para o futuro” desta escola superior. Assumindo a empregabilidade como uma “prioridade estratégica”, a presidente da ESTGOH garante que esta iniciativa é o “reflexo da confiança” que os parceiros depositam na escola e a “demonstração concreta da vitalidade da nossa região”. “Não queremos que este seja mais um evento, queremos que esta feira seja uma ponte entre o talento e as oportunidades”, sublinhou, julgando que “é importante que os alunos percebam que esta região tem muito para dar”.
Orgulhosa das taxas de empregabilidade dos cursos leccionados na ESTGOH “próxima dos 90% com destaque para a licenciatura em Engenharia Informática que tem uma taxa de empregabilidade de 100%, Vera Cunha deixou a certeza de querer apostar no crescimento deste certame, em termos de “dimensão e de captação”, e fazer desta feira um “marco anual de excelência e um motor de mudança para a região”.
Um dia dedicado ao emprego e à empregabilidade que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, que felicitou a ESTGOH pela iniciativa e pela nova designação do evento, considerando alinhado com o “dinamismo crescente” que a Escola vem registando. “A ESTGOH atravessa um bom momento” observou o edil, notando que a Escola Superior de Oliveira do Hospital “está no ponto em que que remos que ela esteja: aberta à comunidade e próxima da realidade das empresas e dos serviços”.
Frisou também os “bons níveis de empregabilidade da escola” e a “grande abrangência” em termos de oferta formativa, o que faz desta um “posto avançado do IPC no interior da região centro” e uma “aposta ganha” no território. “É este ambiente de crescimento, este ambiente positivo que está a acontecer na ESTGOH”, deu conta o autarca que salientou a oportunidade que este tipo de eventos representa para os alunos, ajudando-os a perceber a dinâmica e os novos desafios do mercado de trabalho junto dos empregadores.
”Aquilo que nós todos trabalhamos é para amarrar esta escola ao território”, afirmou ainda Francisco Rolo, que garantiu o apoio incondicional do Município às iniciativas da ESTGOH, sejam elas de carácter mais académico, sejam a melhoria das condições físicas, ou em projetos de mais “longo alcance”, como é a construção das novas residências, já em curso, ou as futuras instalações da escola, cuja candidatura aguarda financiamento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro). “Costumamos dizer que já que criámos as condições para os alunos dormirem: que se criem as condições para os alunos aprenderem”, referiu, garantindo haver um “grande entusiasmo” à volta do projeto das novas instalações da ESTGOH, que provou com mais este certame querer apostar na relação entre a escola e os empregadores.
Margarida Prata