A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital está de regresso de 26 a 30 de julho, com mais um dia que o ano passado e um cartaz diversificado, mas claramente direcionado para um segmento da população mais jovem.
À espera de 30 mil pessoas, o certame que já em 2021 mudou o seu formato, volta este ano a apostar na vertente da gastronomia e vinhos, ainda com a presença de mais tasquinhas e uma zona de gastronomia “gourmet” mais alargada.
“Esta foi uma área de sucesso em 2022 e quisemos melhorá-la, e achamos também com a presença dos nossos produtores locais de vinhos do Dão, que é uma área que tem uma grande margem de crescimento e de atração”, afirma o presidente do Município, José Francisco Rolo, que quer consolidar a EXPOH como um “Festival de Verão”, com um programa com alguns artistas conhecidos do grande público que tem como objetivo “reforçar a participação das famílias”.
“E temos uma estratégia de comunicação para levar a EXPOH a toda a região: à região de Coimbra, à região de Viseu e Dão Lafões e à região das Beiras e Serra da Estrela, ou seja consolidar a EXPOH como um Festival de Verão, com animação musical para todos os gostos”, referiu o autarca, na apresentação do certame, no Parque do Mandanelho, dando nota de outros atrativos do programa, nomeadamente a promoção de um importante setor da economia local, que é a actividade turística.
“Queremos o stand institucional do Município transformado num Stand do Turismo de Oliveira do Hospital, para promover os operadores turísticos, seja da área do alojamento, seja da área da restauração, seja da animação turística e criar aqui uma oportunidade para divulgarem os seus produtos e serviços. Achamos que esta é a aposta certa numa altura em que o turismo continua a crescer”, sublinhou José Francisco Rolo, considerando que esta EXPOH é também um convite “ a passar férias em Oliveira do Hospital” e a “desfrutar da região”.
Com um formato diferente do passado, a EXPOH surge novamente centrada na componente de animação e de gastronomia, mas também de promoção turística do território e de sensibilização ambiental, assumindo-se como “ponto de encontro das famílias”. “A aposta surtiu efeito, atingimos os nossos objetivos, até diria que superámos e queremos melhorar a fórmula em 2023”, adiantou o edil, que promete um reforço “a seu tempo” da componente institucional e empresarial.
“Há espaço para continuar a crescer, agora há que consolidar um modelo atrativo que reforce a presença da EXPOH na região de Coimbra e que consiga captar público na região envolvente. Somos o grande evento do interior da região de Coimbra, queremos consolidar-nos nessa posição”, afirma Francisco Rolo, que acredita ter condições para ter um certame “maior em número de visitantes”, e superar a cifra das 30 mil entradas.
“A EXPOH é na cidade, tem grande centralidade, é num espaço que é um anfiteatro natural que tem condições ótimas”, referiu, à margem da conferência de imprensa, onde anunciou um investimento de cerca de 110 mil euros no certame. Um investimento que, segundo o presidente da Câmara, se vai traduzir em “projeção e notoriedade” do concelho de Oliveira do Hospital que, durante cinco dias, vai mexer com a “economia local”. “Se pensarmos no efeito que têm os festivais de verão, que têm os grandes concertos na promoção das cidades, percebemos que são investimentos com retorno” observou, deixando o convite à região para “vir e descobrir Oliveira do Hospital” de 26 a 30 de julho, naquele que se querer firmar como um festival de verão, este ano, com cabeças de cartaz como Carolina Deslandes e João Pedro Pais.
O bilhete geral custa 10 euros.