O Arquivo Municipal de Oliveira do Hospital tem a decorrer, até ao dia 1 de abril, uma recolha de memórias, símbolos e objetos evocativos para a realização de uma exposição coletiva, no âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução do dia 25 de Abril de 1974.
“50 Anos, 50 Memórias” pretende evocar a Revolução dos Cravos em Oliveira do Hospital, com recurso a símbolos e palavras de ordem que expressem a vontade popular e a memória de Abril.
Estabelecendo um paralelismo com os acontecimentos do dia 25 de Abril de 1974, em que a expressão e a participação da população marcaram a história de Portugal, para a dinamização desta exposição coletiva, o Arquivo Municipal conta com o envolvimento de toda a comunidade nesta mostra.
Para tal, a população é convidada a contribuir, a título de empréstimo, com fotografias ou imagens, captadas em Oliveira do Hospital ou noutros pontos do país, cartazes, notícias de jornais, notícias censuradas, objetos, arte plástica, poemas e livros, entre outros elementos alusivos à memória da Revolução.
Os contributos podem ser enviados por e-mail, para [email protected], ou entregues diretamente no Arquivo Municipal de Oliveira do Hospital, nas instalações da Câmara Municipal.
No final da exposição “50 Anos, 50 Memórias” e findas as comemorações evocativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, o espólio usado para a mostra é entregue aos proprietários.
A exposição “50 Anos, 50 Memórias” está integrada no programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, organizado pelo Município de Oliveira do Hospital, e que contempla um conjunto de iniciativas a divulgar brevemente.