Faleceu, esta sexta feira, aos 84 anos, o antigo presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, Carlos Portugal. Natural de S. Paio de Gramaços, o antigo autarca viveu parte da sua vida em Coimbra, sendo considerado uma das grandes figuras do desporto nacional, em particular do basquetebol, onde várias vezes campeão nacional, enquanto técnico, selecionador nacional, vice presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol e comentador desportivo desta modalidade, na Sport TV.
Destacou-se também no ténis e no automobilismo, duas modalidades de que era praticante assíduo e também campeão. Casado e pai de dois filhos, Carlos Alberto Moura Portugal e Brito, exerceu as funções de Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital entre 3 de Janeiro de 1994 e 3 de Janeiro de 2002, altura em que deixou a vida política activa.
Dos seus mandatos, destaca-se a criação da ESTGOH em 2001 e a remodelação do edifício dos Paços do Concelho. Além da carreira desportiva, onde somou inúmeras distinções e galardões, Carlos Portugal distinguiu-se ainda no seu percurso profissional , destacando-se as funções de Diretor Regional do Centro do Instituto do Desporto, de Diretor do Centro de Medicina Desportiva do Centro e de Vice Presidente da Região de Turismo do Centro.
Numa nota enviada à imprensa, o Município de Oliveira do Hospital reagiu entretanto com “profunda tristeza” à noticia do falecimento do Engº. Carlos Portugal:
“Tendo em conta a natureza das funções desempenhadas, e o enorme contributo que Carlos Alberto Moura Portugal e Brito deu para o desenvolvimento do Município, nas suas mais variadas vertentes, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, decretou hoje, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 35.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, três dias de luto municipal, caracterizado no hastear da bandeira municipal a meia adriça em todos os edifícios públicos municipais em que a mesma seja ou deva ser hasteada, recomendando ademais às Freguesias do Município, através das respetivas Juntas que procedam de igual modo relativamente às suas bandeiras próprias”.
“O Presidente da Câmara Municipal expressa neste momento, de profunda dor e perda, em seu nome pessoal, em nome da Câmara Municipal a que preside, dos seus Vereadores e Funcionários, o seu profundo pesar, bem como a sua mais sentida solidariedade junto dos familiares e amigos”, pode ler-se na mesma nota emitida pela autarquia.
Também a Comissão Política Concelhia do PSD já manifestou o “ mais sentido pesar pelo falecimento do Sr. Eng.º Carlos Portugal”. “Perdemos hoje um grande Homem, um fervoroso Oliveirense, um extraordinário Autarca. Era um Homem de fortes convicções, movido por ideais progressistas e forte sentido democrático, que sabia o que queria para si e lutava pelo que era útil e necessário aos outros. Não tolerava exceções e não determinava exclusões. A sociedade em geral guarda dele a imagem de uma vida bem preenchida de alegrias e sucessos, dedicada às coisas de que gostava imenso, o basquetebol em especial, mas o desporto em geral” recorda o PSD, lembrando a sua “imensa amizade com o saudoso Comendador Serafim Marques e ,claro, da enorme generosidade deste, que se deve a dedicação de São Paio de Gramaços e de Oliveira do Hospital à modalidade do Basquetebol, que tantos sucessos alcançou ao longo destes anos”.
“É um dia triste para todos os sociais-democratas e, de um modo geral, para toda a comunidade Oliveirense. Alguns de nós perdemos um grande amigo, mas todos perdemos uma extraordinária pessoa, um imenso Homem de Causas Públicas”, acrescenta ainda numa nota enviada à imprensa, a Comissão Política Concelhia de Oliveira do Hospital do PPD/PSD que “apresenta à sua esposa, filhos e restante família as mais sentidas e profundas condolências”.