Depois de vários procedimentos de avaliação e análise, o Relatório Final de Avaliação distingue o FC Oliveira do Hospital como Entidade Formadora Certificada, após o cumprimento de diversos critérios obrigatórios e requisitos de acesso a esta certificação.
Desta forma, para a época desportiva 2021/2022, o FC Oliveira do Hospital é uma Entidade Formadora Certificada com 3 estrelas, por parte da Federação Portuguesa de Futebol.
Consequência de uma organização séria e de um trabalho eficaz, sustentado pelos diversos elementos do clube (directores, seccionistas, treinadores, atletas, pais e adeptos) que visam a promoção dos atletas mais jovens numa prática desportiva saudável e ética.
O que é a certificação de Entidade Formadora?
O Processo de Certificação da FPF é um processo recente que tem como objetivo avaliar, reconhecer e certificar a atividade de todas as entidades que disponibilizam formação nas modalidades de futebol e futsal a praticantes até aos 19 anos, independentemente do seu contexto competitivo.
A certificação é atribuída através de um determinado número de estrelas. Os clubes podem ser certificados com o nível básico Centros Básicos de Formação de Futebol (CBFF), Escolas de Futebol com certificação de 2 ou 1 estrelas e Entidades Formadoras com Certificação de 5, 4 ou 3. No entanto, para alcançarem o nível máximo de 5 Estrelas, devem ter a modalidade de futebol feminino.
A partir da época 2021/22 a obrigatoriedade do Processo de Certificação da FPF para os Clubes que participem em Provas Nacionais de futebol, quer em contexto sénior e/ou formativo, no âmbito do Regulamento Licenciamento de Clubes, o clube deve estar certificado pela FPF como entidade formadora classificada com, pelo menos, 3 estrelas.