Pela boa colaboração prestada na edificação da sede social.
O presidente da direção do Rancho Folclórico Sampaense, de S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, foi homenageado no passado dia 27 de maio, pela Federação do Folclore Português (FFP). Manuel Mendes recebeu das mãos do presidente da Federação, Daniel Café, o diploma de mérito cultural, a medalha e o colar de mérito.
A distinção decorreu por ocasião da comemoração do Dia Nacional do Folclore Português, em Vila Nova de Gaia, pelo contributo dado pelo dirigente do Rancho Folclórico Sampaense no processo de edificação da sede social da FPF, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia. Manuel Madeira Mendes foi um dos elementos que integrou a comissão de obras, que tornou possível o novo espaço e conferiu “dignidade” ao trabalho que vem sendo prestado pela Federação.
Em causa está “um reconhecimento” ao trabalho desenvolvido pelo conhecido oliveirense em prol da Federação. Manuel Mendes está, por isso, grato pelo gesto que partiu da FFP.
Com 81 anos, Manuel Mendes preside à direção do Rancho mais antigo do concelho e o primeiro que integrou a FFP. O próprio dirigente é um dos elementos mais antigos do grupo composto por cerca de 40 pessoas, com as quais se revê. “Somos uma boa equipa”, considera.
O Rancho Folclórico Sampaense conta já com 42 anos de atividade. Com um vasto repertório, o grupo tem percorrido o país de Norte a Sul. Depois da viagem aos Açores, espera em breve ir à Madeira. Também já estiveram fora do país, nomeadamente em Espanha e Luxemburgo. Por agora, o Rancho centra-se na preparação do Festival de Folclore da Beira Serra, já marcado para o próximo dia 14 de julho.