Certame pretende ser um incentivo à compra de livros nas papelarias/livrarias da cidade.
O espaço multiusos do Mercado Municipal de Oliveira do Hospital abriu as portas a mais uma edição da Feira do Livro, assumindo-se até à próxima quarta-feira como um espaço privilegiado para a divulgação do livro e da leitura, mas também das diferentes papelarias/livrarias locais que participam no certame. Este ano, o 11º da Feira, o executivo municipal optou, uma vez mais, por convidar apenas as livrarias da cidade, em vez das grandes editoras de âmbito nacional, estratégia que justifica como sendo mais um incentivo ao comércio local, nesta área de negócio. “Poderíamos ter aqui algumas editoras de âmbito nacional que nos vêm aqui oferecer, mas achámos por bem ter aqui uma feira pequena, privilegiando aqueles que têm estes negócios em Oliveira do Hospital”, referiu na abertura do certame, o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, para quem este é mais um estímulo aos livreiros, para além daquele que o Município já dá com a compra dos manuais escolares para as famílias carenciadas do concelho. Também a vereadora da cultura, Graça Silva, agradeceu a presença do comércio local, esperando que os cinco dias de certame possam traduzir-se em mais oportunidades de negócio para as papelarias/livrarias oliveirenses, que estão a oferecer um desconto de 15% a quem comprar livros durante a feira.
Até quarta-feira, dia 1, a Feira do Livro de Oliveira do Hospital oferece um programa diversificado, com várias atividades dirigidas a diferentes públicos que complementam a oferta das livrarias e papelarias aderentes e das bancas das Bibliotecas Públicas Municipais com as edições de chancela do Município e da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital.
A abertura do certame contou com a presença do conhecido jornalista desportivo Fernando Correia, que veio apresentar o seu último livro “O Homem que não tinha idade”, em Oliveira do Hospital, depois do lançamento em Lisboa, no passado mês de abril. Um livro que mais uma vez relata as vivências do autor, depois da sua última obra dedicada à doença da companheira e mãe de três dos seus cinco filhos. Um livro “emocionante” e bastante “atual” que conta a história de um homem que no fim da sua vida é “depositado” pelos filhos num lar, foi assim que o descreveu o presidente da Câmara, que elogiou “o grande talento literário” do jornalista e acima de tudo a sua sensibilidade e capacidade de observação “brilhantes”. Depois do êxito de vendas que foi a sua última obra, que aborda um caso de demência vivido na primeira pessoa, com a doença que atingiu a sua companheira, Fernando Correia falou de “O Homem Que Não Tinha Idade”, que relata também uma realidade dos dias de hoje, de pais simplesmente abandonados pelos filhos. Uma realidade “terrível” denunciada em forma de livro pelo autor, que regressou a Oliveira do Hospital para aguçar mais uma vez o apetite para a leitura das suas obras.
Também o autor Hélder da Conceição Rodrigues esteve no certame para apresentar o seu livro “Coimbra, Cidade Universitária da Lusofonia: crónicas de afeto com pessoas dentro”, seguindo-se um momento musical com o Grupo de Cantares da Universidade Sénior.
Como vem sendo habitual, os alunos do 1.º Ciclo irão visitar a Feira do Livro esta terça-feira, dia em que a programação é dedicada a este público escolar. O livro do dia será “Roberto das Neves” cuja apresentação contará com a presença do autor Inácio Nuno Pignatelli e da ilustradora Manuela Bacelar. A equipa das Bibliotecas Públicas fará a dramatização do conto “Era uma vez” e haverá ainda a atividade “Leitores em Movimento”. Destaque também para o projeto de sensibilização ambiental, “Deixa a tua Marca”, no Parque do Mandanelho; para a oficina de Origami (17H30) e para o Concurso de Leitura em Voz Alta” promovido pelas Bibliotecas Escolares (20H30).
No Dia da Criança, 1 de junho, a programação é dedicada ao Pré-Escolar. “O Binóculo Misterioso” é o livro do dia, com apresentação das autoras Ana Rita Gonçalves, Rita Campos e Sandra Santos e da ilustradora Marisa Quintino. As atividades de dramatização e de caráter desportivo e ambiental são novamente promovidas neste último dia do evento. Nestes dois últimos dias do certame haverá uma programação especial comemorativa do Dia da Criança, com insufláveis, pipocas e muita animação a pensar nos mais novos.