Depois de dois anos sem se realizar devido à pandemia de Covid-19, a emblemática Feira do Porco e do Enchido de Meruge regressou este fim de semana ao seu palco natural, recheada de propostas gastronómicas e de animação.
O público também aderiu em força, apesar da pandemia ainda não nos ter largado, e contribuiu para um regresso “feliz” daquele que se assume como um dos maiores certames da região.
João Abreu, o atual presidente da Junta de Freguesia, que é também um autarca de regresso às funções, tendo sido ele que iniciou há 18 anos este evento, mostrou-se radiante com este “retorno” da feira. “Esta é uma feira igual aquela que conhecíamos antes da pandemia, com muita gente, muita alegria, muita proposta de animação, muita proposta cultural e de artesanato”, afirmou, não tendo dúvidas que esta “é uma feira única no panorama regional”.
João Abreu garante ter forçado “a realização” do certame devido às muitas solicitações que iam recebendo, entendendo o autarca que, ainda que com alguns cuidados sanitários devido à pandemia, “as pessoas precisam de conviver e de se divertirem”.
Também o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, pode constatar o regresso “cheio de entusiasmo” desta feira , o que no seu entender “significa que há vontade das pessoas regressarem aos eventos, particularmente aqueles que têm muita identidade e que têm a ver com os produtos locais de qualidade”.
“Esta 18ª edição é também um contributo para o retorno à normalidade das nossas vidas”, fez notar o edil, que realça a importância de “transformar” estes produtos locais e ambientes naturais em “atrativos turísticos”.