O regresso do “Torneio a Cavalo” é o grande destaque da Feira Moçárabe de Lourosa, evento único no país, que se realiza na Freguesia de Lourosa, Oliveira do Hospital, e que nos dias 10 e 11 de agosto convida os visitantes a viajar no tempo, até à época em que cristãos e muçulmanos coabitaram naquelas terras.
A décima edição da Feira Moçárabe de Lourosa é assinalada este ano com um programa diferenciado, a partir das 16h00 de sábado, 10 de agosto, no espaço envolvente da Igreja Moçárabe de São Pedro, Património Nacional, com 1112 anos de história, e a mais antiga igreja moçárabe do país em culto.
Organizada pela Freguesia de Lourosa, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a Feira Moçárabe de Lourosa convida o público a recuar no tempo e no espaço, até ao cenário do século X.
No sábado, a cerimónia de abertura integra um desfile e uma arruada, com músicos e saltimbancos, bobos e malabaristas. Os visitantes são convidados a ingressar neste momento, vestidos a rigor com trajes da época, disponibilizados pela organização, a título de empréstimo para o evento.
Nos dois dias, a animação do espaço, a cargo da Associação Cultural de Teatro e Recriação Histórica – Episódio, contempla uma exposição de artefactos bélicos, panejamento e acampamento castrense, estátuas humanas, demonstrações de cetraria real, danças orientais, faquirismo com técnicas de manipulação de fogo, vidros e facas e contorcionismo humano.
As figuras do imaginário também marcam presença no certame, com personagens místicas a deambular pelo espaço, num programa que inclui, igualmente, outros momentos teatrais, demonstração de armas com homens armadurados, espetáculos com répteis e espetáculos noturnos com fogo, a fechar os dois dias.
O regresso do “Torneio a Cavalo” à programação é a grande novidade desta edição da Feira Moçárabe de Lourosa, com apresentações previstas decorrer ao final dos dias de sábado e de domingo.
A gastronomia da época está igualmente em evidência, nas tasquinhas com comida e bebida, disponíveis para servir almoços e jantares. À semelhança das edições anteriores, no espaço envolvente decorre um mercado com venda de artigos, entre os quais, artesanato e produtos locais.
A Feira Moçárabe de Lourosa teve a primeira edição em 2012 e assume-se como um evento de referência, promotor da divulgação do património cultural e da riqueza histórica de Oliveira do Hospital.
O certame tem vindo a crescer de ano para ano e é visitado por milhares de pessoas, que acorrem a Lourosa cativadas pelo ambiente de recriação histórica que envolve o todo o espaço.
foto: arquivo