A Festa da Castanha está de regresso ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Aldeia das Dez. A XVIII edição do certame decorre no próximo fim-de-semana, dias 22 e 23 de outubro. À semelhança de anos anteriores, os produtos endógenos estão em destaque, assim como o artesanato e a gastronomia.
A castanha produzida na freguesia volta a ser a rainha da festa, apesar deste ano, a Junta de Freguesia ter recorrido a castanha oriunda de outras regiões, devido à quebra registada na produção este ano. “Tivemos de comprar castanha para assegurar as nossas actividades mas é castanha nacional”, refere o autarca Carlos Castanheira, lembrando que só para os magustos e outras actividades programadas vão consumir-se mais de 300 quilos de castanha.
A festa tem como palco natural o espaço do Santuário, onde vai haver barraquinhas com produtos locais, artesanato e a habitual animação cultural. Apesar das previsões meteorológicas náo serem as mais favoráveis, o presidente da Junta de Freguesia garante que as “expectativas são altas”, tendo em conta que esta já é uma feira/evento marca da freguesia nesta época do ano, marcando o regresso dois anos depois da pandemia.
Além disso, os eventos já agendados para o fim de semana, nomeadamente o Ultra Trail do Colcurinho, que conta com dezenas de participantes ajudam a elevar as expetativas para este evento, que tem tudo para voltar a ser um sucesso.