Certame atraiu largos milhares de visitantes.
Milhares de pessoas passaram, este fim de semana, pela Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, numa edição marcada, uma vez mais, pelos banhos de multidão que colocaram a cidade a “abarrotar” durante dois dias.
Ainda sem números que consigam definir exatamente a dimensão do certame, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino fazia, no fecho de mais uma edição, um balanço muito positivo, considerando ter superado os objetivos a que se propuseram. “Os objetivos foram largamente ultrapassados”, garantia Alexandrino acreditando que este certame bateu o recorde 80 mil de visitantes, tal como se previa, afirmando-se, assim, como a maior feira do queijo Serra da Estrela do país, quer em número de expositores, quer em termos de público visitante.
Em 2016, o certame tinha sido visitado por cerca de 60 mil pessoas, o que quer dizer que esta é a maior edição de sempre. “Sou um presidente feliz neste momento e isto demonstra claramente que Oliveira do Hospital é um concelho com um potencial enorme, um concelho com gente capaz e dinâmica”, afirmava o autarca ao “cair do pano” de mais uma feira do queijo, um certame que se distingue dos demais por apostar e valorizar o genuíno queijo Serra da Estrela. “Este é um trabalho que não é só do presidente da Câmara, é um trabalho de um coletivo” fez notar o edil, que este ano, apostou numa grande operação de marketing e publicidade na comunicação social para projetar uma feira que, de ano para ano, se confirma cada vez mais como uma “marca” turística do concelho.
Uma feira marcada, sábado à tarde, pela visita do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que se deslocou ao certame à margem da sua agenda “oficial”, mas que não deixou de ser um dos momentos altos da festa. Em Oliveira do Hospital, Marcelo distribuiu abraços e beijinhos, registados em milhares de selfies, e considerou este certame a prova da “vitalidade” do concelho.
A Festa do Queijo terminou com a degustação do maior requeijão do “mundo”, que este ano atingiu os 63,8 kg, acompanhado de doce de abóbora. Para o Guiness ou não fica também a produção de um mega queijo fresco, com 10 Kg e do iogurte de ovelha Serra da Estrela, com cerca de 9 Kg. O programa da TVI “Somos Portugal” fechou a festa, depois de seis horas de emissão em direto, a mostrar ao país e ao mundo Oliveira do Hospital.