A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital realiza-se este ano online durante um mês: de 13 de março a 13 de abril.
Um consequência da pandemia da Covid-19 o evento foi transformado numa festa digital, com o objetivo de apoiar os produtores nas vendas do afamado queijo Serra da Estrela, através da plataforma Dott que estará disponível na página de internet do Município de Oliveira do Hospital em www.cm-oliveiradohospital.pt
Nesta edição, os produtores de vinho do Dão também vão juntar-se à festa online, vendendo, através da mesma plataforma, alguns dos melhores néctares que se produzem no concelho de Oliveira do Hospital, que integra a Região Demarcada do Dão.
Apesar de estar confinada à internet, a maior festa do queijo Serra da Estrela de Portugal não deixa no entanto de ter uma vasta programação que vai decorrer através das redes sociais do Município de Oliveira do Hospital.
São exemplo disso – entre outras – o fabrico de queijo ao vivo, a apresentação de produtos endógenos de qualidade e o artesanato, os “shows cooking”, tendo sempre como base aquela que é uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, o Queijo Serra da Estrela, as palestras e exposições temáticas e animação cultural.
Numa vertente lúdico pedagógica, para os mais novos, estará em funcionamento a Escolinha do Queijo com a execução de várias atividades centradas no Queijo Serra da Estrela e na atividade ligada à pastorícia.
Entretanto, no primeiro dia do evento, 13 de Março, entre as 9h00 e as 13h00, a habitual Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional – Da Nossa Terra – é dedicada à Festa do Queijo Serra da Estrela e contará com a participação de produtores de queijo DOP e outros produtos locais de qualidade.
A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital – considerada como a maior feira do queijo de Portugal – é um certame que tem como objetivo principal promover o Queijo Serra da Estrela e outros produtos endógenos da região.
Constituindo-se como um evento com grande capacidade de atração turística e que se diferencia pela sua grandeza, mas especialmente pela sua autenticidade, a Festa do Queijo Serra da Estrela tem sido uma das grandes alavancas da economia local, estimando-se que tenha um impacto económico de sensivelmente 2,5 milhões de euros e um retorno mediático superior a 40 milhões de euros, de acordo com os últimos estudos de monitorização realizados pela “Cision Portugal” – líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media.
Sublinhe-se que a Festa do Queijo Serra da Estrela, que no ano passado estava agendada para os dias 14 e 15 de março, e que tinha já confirmada, pelo quarto ano consecutivo a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi cancelada pelo Município de Oliveira do Hospital como medida de prevenção face à pandemia da Covid-19.
Por iniciativa da CIM Região de Coimbra, em parceria com a dott.pt e a Esfera CTT, este cancelamento veio dar lugar àquela que foi considerada como a primeira feira digital do país – a Feira do Queijo DOP, que foi inaugurada, dia 15 de abril, pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, e pelo Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino.
Nos últimos anos, a organização da Festa do Queijo Serra da Estrela tem apostado em conhecidos atores e humoristas para a promoção do evento, como Fernando Mendes, Manuel Melo, Fernando Alves, da dupla Quim Rosas & Zeca Estacionâncio e João Baião, que este ano voltará a dar a cara pelo evento.
Prometendo ser um do evento digital muito mediatizado, a Festa do Queijo vai estar em destaque, dia 12 de março, entre as 15h00 e as 16h00, na TSF, com o programa “Terra-a-Terra”, a ser transmitido diretamente de Oliveira do Hospital. Já na tarde de domingo, 14 de Março, as atenções estarão centradas na emissão do programa “Somos Portugal” da TVI, entre as 14h00 e as 20h00, que irá mostrar a maior Festa do Queijo Serra da Estrela digital nos ecrãs de televisão de Portugal e do estrangeiro.