Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital, acolheu, este sábado, dia 21 de setembro, a 13ª edição do Festival das Sopas. O evento, dinamizado pela União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, decorreu no polidesportivo da aldeia e atraiu muitas dezenas de visitantes.
O Festival de Sopas de 2024 em Santa Ovaia contou com 30 sopas a concurso, o maior número de sempre, e vários expositores com outros produtos gastronómicos. As atuações do grupo de Cantares Melodias e Tradições da Beira Serra e dos Irmãos Coragem garantiram a animação musical. Segundo o autarca da União de Freguesias, Bruno Amado, a festa ‘’celebra Santa Ovaia e promove o convívio entre as gentes da freguesia e da região’’.
Para a degustação das sopas os visitantes compravam um dos 1500 kits disponíveis, com o custo de cinco euros, que incluía uma tigela, um guardanapo, uma colher, uma fatia de broa e três senhas para a prova das sopas. Esgotadas as três senhas cada pessoa podia adquirir mais senhas unitárias por um euro, uma regra que foi estabelecida ‘’de modo a garantir que as sopas cheguem para todos’’, esclareceu Bruno Amado.
O Festival das Sopas em Santa Ovaia realiza-se todos os anos em setembro e é já um evento gastronómico de referência no concelho, promovendo a confeção das tradicionais sopas da freguesia, conhecida como a terra ‘’dos arguinas’’, que eram que os homens que trabalhavam a pedra de granito, usando entre eles um dialeto próprio.
Em destaque estiveram igualmente várias iguarias típicas do concelho e da região.
Fotografias da Rádio Boa Nova
texto: Sofia Alexandra Gomes