Oliveira do Hospital registou este domingo uma das maiores avalanches de público de sempre, confirmando a Festa do Queijo como a maior do país.
Milhares de pessoas passaram pelo certame, que teve como ponto alto a transmissão em direto do programa “Somos Portugal” da TVI, a partir do largo Ribeiro do Amaral, e a presença da protagonista do filme promocional da feira, a popular apresentadora Fanny Rodrigues, que fez furor junto dos oliveirenses.
Depois de um primeiro dia marcado pela visita da segunda figura do Estado, o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que degustou o famoso queijo produzido pelas queijarias do concelho, o dia de ontem foi marcado por uma verdadeira enchente de público, que desde bem cedo até praticamente ao final do certame, não arredou pé.
“Ficou evidente que esta é maior Feira do Queijo Serra da Estrela de Portugal”, afirmava, na reta final do certame, o presidente do Município, José Francisco Rolo, para quem ficou claro que este é um evento de “dimensão nacional”. “Isto deve orgulhar todos os oliveirenses, a Serra da Estrela e toda a região”, referiu, visivelmente satisfeito com a “grandeza”, o “dinamismo” e a “beleza” desta Festa, que há muito ultrapassou as fronteiras do concelho e da região, atraindo cada vez mais pessoas de todo o país.
Sem querer arriscar números, porque essa contabilidade será feita nos próximos dias, o autarca mede a afluência de público pelo estacionamento “a vários quilómetros do centro da cidade oliveirense”, mas também pela “grande massa de pessoas” que passaram nos vários espaços da feira. “Isto demonstra que esta Festa tem uma procura regional e nacional” e que “Oliveira do Hospital precisava de um evento a este nível”, afirmava o edil, que destaca a grande “visibilidade” e “notoriedade” conquistada por este evento e por quem o faz, que são sobretudo os produtores de queijo Serra da Estrela – os pastores e as queijeiras, mas também todos os outros expositores de produtos locais e tradicionais.
Para Francisco Rolo cumpriu-se um dos grande objetivos deste certame que era gerar “riqueza e economia” em Oliveira do Hospital, e a esse nível, “a feira foi um sucesso”, considera.
“A feira é um investimento rentável, que gera economia e que gera oportunidades de negócio no concelho, seja no queijo, nos produtos locais, na restauração e no alojamento”, sublinhou, apostando no regresso do certame em 2024, “ainda com mais espaços de atração para ganhar ainda mais público”.
O presidente da Câmara acredita que é possível melhorar o certame, que na sua opinião, tem sido “uma escola” de como “podemos aproveitar os saberes e sabores tradicionais para gerar economia”. “A economia não se faz só com tecnologia, faz-se também com tradição”, sustentou, agradecendo à comissão organizadora da Festa do Queijo e à equipa de comunicação do Município o trabalho “fantástico” de promoção do evento, que resultou numa grande avalanche de público, estes dois dias, na cidade.