Município em parceria com a Associação de Futebol de Coimbra são os promotores da iniciativa que deverá contar com mais de 150 participantes.
O Município de Oliveira do Hospital em parceria com a Associação de Futebol de Coimbra vão promover, pelo segundo ano consecutivo, o torneio inter freguesias de futebol de sete, envolvendo um total de mais de 150 participantes.
A ideia, tal como na primeira edição deste evento desportivo, é fomentar a sã convivência entre as freguesias e as suas populações, apelando ao mesmo tempo à prática desportiva e a hábitos de vida saudáveis. O torneio vai contar com a participação de 10 equipas de 10 freguesias do concelho, sendo que a competição só está aberta a atletas com mais de 35 anos, naturais ou residentes nas diferentes freguesias do concelho oliveirense e que não tenham participado em competições federadas na época passada. “De resto o torneio realiza-se nos mesmos moldes do ano passado, numa colaboração com as diferentes freguesias”, garante o vereador do desporto da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Nuno Ribeiro, certo de que esta é mais uma iniciativa que irá proporcionar “momentos de convívio para todos os munícipes de Oliveira do Hospital” e também “momentos de prática desportiva para todos, o que no fundo tem sido a política desportiva do Município”.
Dos mais novos, aos mais velhos, Nuno Ribeiro faz notar que o Município tem procurado encontrar “oportunidades” para todos poderem praticar desporto e ganhar hábitos de vida mais saudáveis, e esta iniciativa é mais uma prova disso mesmo. “Têm sido várias as iniciativas desportivas que temos organizado para que a população pratique mais e melhor desporto”, lembra o vereador, para quem o executivo se tem preocupado não apenas com o desporto jovem e federado, como está também atento ao desporto veterano, através de iniciativas como esta que arranca já no próximo sábado, terminando a 30 de julho, integrado na própria EXPOH.
Um evento que conta com a parceria da Associação de Futebol de Coimbra, que a partir da organização deste evento, tem partilhado com o Município, algumas das responsabilidades organizativas de outros eventos desportivos que têm tido lugar no concelho. Luís Teixeira, da AFC, garante além disso que este torneio tem servido para despertar o interesse de outros concelhos neste tipo de encontros. “Enquanto Oliveira está a fazer o segundo torneio de futebol de sete, já fui contactado por outros para fazermos o primeiro”, afirmou aquele dirigente, agradecendo a parceria com o Município de Oliveira, na medida em que se revelou um passo “importante” para o resto do distrito.
O segundo torneio inter freguesias de futebol de sete irá ser disputado, a partir do dia 25, em apenas dois relvados: no Oliveira e em Nogueira do Cravo, uma vez que o campo de Lagares da Beira se encontra em obras, para a construção dos novos balneários. Acima de tudo, a organização quer “fair play” e uma “sã convivência” entre as pessoas, relegando para segundo plano a conquista da taça.