O projeto Food Corridors, liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e que engloba mais seis parceiros europeus oriundos da Grécia, Estónia, Hungria, Roménia, Itália e Eslovénia, foi considerado um exemplo de boas práticas em projetos diretamente financiados pela União Europeia pelo Ministério do Investimento e Projetos Europeus da Roménia.
Um dos parceiros deste projeto é o município de Alba Iulia (Roménia), que, orgulhosamente, informou a CIM Região de Coimbra desta distinção.
O “Food Corridors” incentiva a criação de uma rede de cidades comprometidas com a elaboração de planos alimentares que se estendam das áreas urbanas e periféricas por um corredor que facilite uma ligação urbano-rural. Essa abordagem vai aumentar a criação de ambientes de produção e de consumo assentes numa base de sustentabilidade económica, social e ambiental.
No âmbito deste projeto já foram realizados dois encontros transnacionais, assim como diversas reuniões, visitas da delegação internacional do projeto aos municípios envolvidos para conhecer e entender a situação (desafios, necessidades) dos parceiros locais e, em breve, serão realizados webinares, entre outras ações.
Este projeto é realizado no âmbito do programa URBACT, financiado conjuntamente pela União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e pelos Estados-Membros.