IPSS’s e Município de Oliveira do Hospital promoveram, ontem, mais um Encontro de Natal Sénior.
Trata-se do habitual convívio que se realiza nesta época natalícia, e tem como objetivo reunir todos os idosos do concelho – nomeadamente aqueles que são os utentes das várias valências de apoio à terceira idade.
Um encontro que mobilizou uma vez mais as instituições concelhias e os seus idosos que partilharam do espírito natalício, num almoço que teve lugar no pavilhão da cidade, e que se estendeu pela tarde, que foi também ela preenchida com atividades diversas e muita animação.
Como é já é tradição, o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino associou-se ao evento que reuniu perto de 450 idosos, onde defendeu um alargamento das respostas sociais à terceira idade, no concelho, dizendo mesmo que “ainda há margem para um alargamento do número de camas”. “Eu não aceito que me digam que temos o número de camas suficientes para as necessidades, porque cada vez que sou confrontado com um caso dramático tenho de andar a bater às portas de um conjunto de instituições e há casos em que as pessoas até morrem antes de terem vaga”, afirmou, inconformado, com alguns números avançados pela Segurança Social, que revelam que o concelho tem uma boa cobertura em termos de apoio à terceira idade.
“Estamos a defender que o concelho tenha um número de camas em termos de cuidados continuados”, adiantou, referindo-se à futura unidade do CERCAV – Centro de Recreio de Convívio de Alvoco das Várzeas e às conversações que têm vindo a ser feitas no sentido do Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz vir a ter uma unidade de cuidados paliativos. “É fundamental que os nossos idosos, nesta fase das suas vidas, possam estar próximos das suas famílias”, afirmou, certo de que o concelho ainda tem “espaço” para crescer nesta área social, havendo mesmo um conjunto de instituições locais com projetos prontos a serem lançados, aguardando apenas a garantia do seu co-financiamento.