“A Eptoliva sonha, a escola faz e a obra nasce”, foi com estas palavras que Daniel Costa, o diretor executivo da Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil assinalou mais um momento marcante no percurso de 32 anos desta Escola Profissional, com a abertura do alojamento “Eptoliving” em Oliveira do Hospital para dar resposta aos alunos recém chegados de Cabo Verde.
Um momento vivido por toda a comunidade educativa, promotores, autarcas e responsáveis políticos do Município do Sal que elogiaram a capacidade da Eptoliva de todos os anos “surpreender” com novos equipamentos e novas valências conducentes a novas aprendizagens. “Este é um dia feliz para a escola, mas também para a região, para o país e para os alunos que aqui estão”, sublinhava Daniel Costa, na abertura daquela que é a primeira residência de estudantes na cidade Oliveira do Hospital, pensada e executada “em tempo recorde”, num edifício propriedade do empresário Francisco Veloso, no coração da cidade oliveirense.
Com capacidade, numa primeira fase, para 30 alunos, o Eptoliving surgiu da necessidade de “receber estes alunos com a dignidade e com as condições que merecem”, notou Daniel Costa, que lançou mãos à obra, pouco depois de ter iniciado uma parceria com a Ilha do Sal no âmbito da geminação com o Município de Tábua e de ter percebido o número elevado de alunos que mostraram interesse em vir estudar para a Eptoliva. “Fizemos um inquérito e chegámos à conclusão que eram mais de 300 alunos que estavam interessados em frequentar a escola profissional”, referiu, garantindo que o “futuro não acaba aqui”. O mesmo tipo de alojamento está já a ser pensado para ser “replicado” em Tábua, uma vez que muitos destes alunos encontram-se a frequentar os cursos profissionais lecionados no Pólo de Tábua, onde há também uma comunidade de alunos oriundos de S. Tomé e Principe.
Em Oliveira do Hospital, a residência estudantil agora inaugurada tem potencial para ver ampliada a sua capacidade, para cerca de 60 alunos, assumindo-se além de “um espaço de alojamento”, também “um espaço de aprendizagem, onde os alunos foram convidados a pôr à prova as suas competências.
A marcar presença nesta inauguração esteve o vice presidente da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais, Amadeu Dinis, que sublinhou precisamente esta capacidade da Eptoliva de concretizar os seus “sonhos”, lembrando que de há 32 anos para cá as “necessidades e as vontades” são totalmente diferentes, pelo que as oportunidades também têm de ser outras.
Já o autarca do Município de Tábua, Ricardo Cruz, enalteceu “todo o trabalho que tem sido feito” e a “capacidade de visão” da direção da Escola que, ano após ano, consegue sempre “trazer novidades”. O presidente da Câmara tabuense lembrou a inauguração, ainda o ano passado, das novas instalações do Pólo de Tábua, no Centro Cultiva e agora este investimento no Eptoliving, notando que a educação “não é só o que se faz na sala de aula”.
Também o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo destacou os “32 anos de um percurso assinalável” da Eptoliva que “atingiu um patamar de excelência e de afirmação”. “Esta é uma escola que tem uma visão estratégica para a escola e para a região”, sublinhava o autarca apontando para a inovação, os resultados e o reconhecimento alcançados pela Eptoliva. “É uma referência a nível nacional e não tenho dúvidas que contribuiu muito para a qualidade do ensino profissional destes dois concelhos, e da região de Coimbra” referiu, destacando agora também a abertura à cooperação com Cabo Verde. “Estes alunos estudando na nossa região levam a mudança para os seus países”, observou Francisco Rolo, que salientou a escolha da localização do Eptoliving, e o seu contributo para “revitalizarmos este centro da cidade”.
Já na sessão solene, a Vereadora da Educação do Município do Sal, Maria João Brito, mostrava-se feliz com a “materialização” deste protocolo, não tendo dúvidas que em próximos anos letivos, a Eptoliva vai registar uma “enchente” de inscrições. Agradecendo o acolhimento que os alunos têm tido, e as excelentes condições que lhe são oferecidas por parte da Escola, a vereadora garante que esta cooperação vai fazer os pais poderem “sonhar mais alto” relativamente ao futuro dos seus filhos.
As comemorações do 32º aniversário prosseguiram com a entrega dos diplomas aos finalistas e aos alunos que se destacaram nas várias áreas e atividades no ano letivo anterior.