A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso público para a elaboração do projeto de execução do troço do Itinerário Complementar (IC) 6 entre os nós de Tábua (distrito de Coimbra) e Folhadosa (distrito da Guarda).
O concurso público foi publicado em Diário da República, refere a IP em comunicado.
O projeto a executar prevê o prolongamento do troço existente do IC6, com inicio após o nó de ligação de Tábua e término no nó de Folhadosa (concelho de Seia), com ligação à EN17.
Segundo a IP, este sublanço terá uma extensão de 19 quilómetros, servindo diretamente os concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital e o concelho de Seia.
“Este troço funcionará como variante à atual EN17, constituindo-se como uma alternativa rodoviária mais segura e eficiente, que assegura ao tráfego de passagem o afastamento dos aglomerados urbanos existentes ao longo da estrada nacional”, refere o comunicado.
O concurso público, já em fase de receção de propostas, visa a contratualização do desenvolvimento das fases de projeto-base e projeto de execução, incluindo processo de avaliação ambiental.
Após a adjudicação do projeto, a empresa responsável terá um prazo de 300 dias para concluir o projeto de execução daquele sublanço do IC6.
O IC6, com início no IP3, em Penacova, foi projetado para ligar Coimbra à Covilhã através do interior do distrito de Coimbra, mas parou no nó de Tábua em 2010.
Em março de 2017, ano de eleições autárquicas, o Governo anunciou que seriam investidos 38 milhões de euros no prolongamento do IC6, entre os concelhos de Tábua e Seia.
PS de Oliveira do Hospital congratula-se com anúncio do concurso do IC 6, que atravessa o concelho de Oliveira do Hospital
O Partido Socialista de Oliveira do Hospital congratula-se com o anúncio da Infraestruturas de Portugal (IP) do lançamento de concurso público, já publicado em Diário da República, para a elaboração do projecto de execução do IC6, desde o limite do concelho de Oliveira do Hospital até ao nó de Folhadosa (Seia).
O concurso público, já em fase de receção de propostas, e que visa a contratualização do desenvolvimento das fases de projecto-base e projecto de execução, incluindo processo de avaliação ambiental, é, para os socialistas “uma justa concretização que vai beneficiar o concelho de Oliveira do Hospital, a sua população e as suas empresas”.
O PS de Oliveira do Hospital recorda que “sempre reivindicou junto do Governo o prolongamento desta via, fundamental ao desenvolvimento económico do concelho” e que foi um “Governo Socialista a incluir o IC6 no Plano Nacional de Investimentos (PNI), que agora efetivamente entra em fase de projeto de execução, sinal claro da intenção de concretização do IC6 em Oliveira do Hospital”.
Em comunicado, o PS recorda ainda que o Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino e o seu Executivo Socialista, “foram sempre uma voz ativa, reivindicativa, na linha da frente de todo este processo, tendo tido um papel fundamental no desenlace agora anunciado”. “Ao contrário de governos do PSD e CDS, que sempre prometeram a construção do IC 6 e nada fizeram para isso, que aliás nem um único km de IC6 construíram, a verdade é que o IC6 que existe, deve-se, unicamente, a Governos do Partido Socialista”.
“Esta luta reivindicativa do Presidente da Câmara e do seu Executivo simbolizam o compromisso do PS de Oliveira do Hospital, que sempre foi, é e continuará a ser o de servir os Oliveirenses”, sublinha o PS, na mesma nota à Comunicação Social.