A mais antiga empresa de confeções do concelho, a IRSIL – Irmãos Silva, fundada há 60 anos em Oliveira do Hospital, vai pedir a insolvência e fechar as portas. A decisão foi comunicada, ontem à noite, por mensagem enviada a todos os trabalhadores, por um dos administradores da empresa. Mais de 180 trabalhadores vão para o desemprego.
Na mensagem a que a CentroTV teve acesso, o empresário Carlos Silva, filho de um dos fundadores da empresa, diz “ter esgotado todas as possibilidades de conseguir encomendas que pudessem sustentar a laboração nos próximos dois meses”, mas “lamentavelmente não foi possível”.
Adiantou ainda terem levado “as negociações até ao limite do que era razoável” para manter a empresa a laborar, mas “infelizmente não foi possível”. “Perante este facto e analisando as perspetivas do mercado no futuro próximo, tendo em conta as condições financeiras da empresa não vejo possibilidade de continuidade”, assumiu, garantindo que a administração “tomou a decisão mais difícil dos seus 60 anos, que é apresentar-se à insolvência”.
Também a dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Centro, Fátima Carvalho, já confirmou a situação desta empresa. “Os trabalhadores foram para lay-off e só receberam ainda 90 por cento do mês de março, através do lay-off, e falta receberem também o mês de fevereiro que estava em atraso”, revelou Fátima Carvalho, que há vários meses acompanhava a “agonia” desta empresa, nomeadamente a situação dos 180 trabalhadores.
A sindicalista está preocupada sobretudo com algumas situações “dramáticas”, segundo nos descreveu, de funcionárias com vários filhos menores e que não têm qualquer fonte de rendimento, além do salário que agora deixam de receber.