Na ausência do presidente do Município que testou positivo à Covid-19, através de um teste rápido, e cujo resultado foi já confirmado num segundo teste, foi o vice presidente da Câmara, José Francisco Rolo, quem fez a habitual comunicação aos oliveirenses e o balanço da pandemia de Covid-19 no concelho, que contabilizava esta quarta-feira 173 infetados.
Na mensagem aos oliveirenses, nas vésperas da passagem de Ano, José Francisco observou que a curva da Covid-19 ainda não dá sinais de abrandar, pelo que pediu um reforço dos cuidados e das medidas preventivas por parte dos munícipes, sobretudo nos próximos dias, que são tradicionalmente de festa e de convívio entre amigos e familiares.
“Vem aí o período de festividades associadas ao Ano Novo, aquilo que pedimos é que haja cuidados, redobrados cuidados nos ajuntamentos, redobrados cuidados nas visitas a familiares, pedimos às pessoas que celebrem a passagem de ano, mas num ambiente familiar e contido, que não haja visitas, não haja ajuntamentos e que sejam usadas todas as regras de proteção individual. E, atenção, apelar a todos que haja um escrupuloso cumprimento de todos os horários que nos são impostos pelo Estado de Emergência. Alertar que o cumprimento desses horários são para nos proteger, a nossa família, os nossos amigos, e evita que tenhamos problemas com as autoridades”, avisou o número dois do executivo camarário, lembrando que só nos últimos 14 dias, Oliveira do Hospital registou 193 novos casos de Covid-19.
Numa análise ao nível de progressão do vírus, Rolo advertiu que “a tendência não é de abrandamento, mas de crescimento, o que tem impacto no risco e na perigosidade da sua propagação”. Acreditando que este “é um esforço coletivo” que obriga a comportamentos “cautelosos e preventivos”, e de grande “proteção”, José Francisco chamou a atenção para o número expressivo de infetados com Covid-19 em Oliveira do Hospital, desde o início da pandemia, que se situa já nos 460.
Com 280 recuperados e 9 pessoas internadas, o vice presidente da Câmara não deixou apenas um apelo à contenção dos oliveirenses, nos dias que se seguem, como deixou também uma mensagem de esperança para 2021, anunciando, nomeadamente, que o processo de vacinação contra a Covid-19 deverá chegar a “breve trecho” a Oliveira do Hospital, e como acontece a nível nacional primeiramente aos seus profissionais de saúde e das IPSS´s.
“O processo de vacinação vai avançar e esta é a boa noticia e o sinal de esperança para 2021”, garantiu Rolo, que desejou uma “boa recuperação” a todos quantos estão infetados e um “bom ano” a todos os oliveirenses, também em nome do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, que se encontra, desde ontem, positivo para a Covid-19.
O autarca encontra-se confinado na sua residência na cidade de Oliveira do Hospital, mostrando-se “traquilo”, assintomático e a trabalhar no pleno exercício das suas competências como presidente do Município.