Jovem oliveirense é campeão mundial de hóquei em patins

A seleção portuguesa de Sub-20 de hóquei em patins tornou-se Campeã do Mundo, ao golear a Espanha por 4-1 na final, em Cartagena, Colômbia.

Um dos dez elementos da seleção nacional foi Alexandre Marques, natural de Oliveira do Hospital.

O joven oliveirense fez a sua formação no hóquei no Oliveira do Hospital desde criança.

É a primeira vez que um jovem do concelho oliveirense se sagra campeão mundial numa modalidade desportiva.

Ao serviço da seção de hóquei em patins do FCOH, o atleta foi campeão nacional de infantis, entre varios outros títulos.

Há duas épocas foi convidado para jogar no SL Benfica. Ao serviço dos encarnados é bi-campeão nacional de júniores.

Esta época mantém-se na equipa da Luz ainda nos júniores, sendo que será o útimo ano em que o jovem de 18 anos milita neste escalão.

Depois de ter perdido as derradeiras três finais com os espanhóis (2007, 2009 e 2011, a última em Barcelos), a seleção nacional repetiu, finalmente, o ceptro conquistado em 2003, em Montevideu, após um trajeto perfeito.

Frente à Espanha, que era a detentora do título, os comandados de Luís Duarte efetuaram uma exibição quase sem falhas e chegaram a meio já a vencer por 2-0, tendo na segunda parte conseguido aumentar para 4 os golos marcados.

A Espanha apenas conseguiu marcar já sobre o final, numa altura em que os portugueses já começavam a festejar, e na transformação de uma grande penalidade.

Antes de superar os espanhóis, Portugal havia batido sucessivamente África do Sul (16-1), Angola (7-2) e Israel (10-0), na primeira fase, a anfitriã Colômbia (5-3), nos quartos de final, e a França (6-0), nas meias-finais.

Com este segundo título, a seleção lusa ficou a um da Espanha, isolando-se no segundo lugar do ranking, no qual também consta a Argentina, vencedora em 2005.

Exit mobile version