O advogado Nuno Ricardo Martins, natural de Travanca de Lagos, tomou posse, no passado dia 9 Janeiro, como Conselheiro do novo Conselho Geral da Ordem dos Advogados, ao lado da nova Bastonária da Ordem dos Advogados, Fernanda de Almeida Pinheiro.
No seu discurso de tomada de posse na sede da instituição, em Lisboa, a nova bastonária afirmou que “é essencial que a justiça chegue aos cidadãos e às cidadãs, independentemente da sua origem, dos seus meios económicos e do seu estrato social. E, uma vez mais, é imprescindível a participação da advocacia neste acesso dos cidadãos e cidadãs à justiça”.
Sublinhou ainda que urge “rever as condições de acesso ao sistema de acesso ao direito e aos tribunais, tal como é fundamental garantir um verdadeiro acesso à consulta jurídica em todo o território nacional e, por fim, mas não menos importante, garantir a remuneração digna aos profissionais inscritos no sistema”.
Do curriculum do jovem jurista oliveirense, a exercer advocacia em Coimbra desde 2014, destacam-se as funções de Vogal do Instituto do Acesso ao Direito do Conselho Geral da Ordem dos Advogados nos mandatos do Bastonário António Marinho e Pinto, entre 2010 e 2013 e de Vice-Presidente do Instituto do Acesso ao Direito do Conselho Geral da Ordem dos Advogados no mandato da Bastonária Elina Fraga, no ano de 2014.
Realizou ainda formação específica em diversas áreas, salientando-se Direito de Trabalho, Direito Administrativo, Direito Processual Penal, Práticas Processuais Tributárias e Registo e Notariado.