La Vuelta, a Volta a Espanha em Bicicleta, em 2024 começa em Portugal e o circuito para entrar na fronteira espanhola passa pelo Município de Oliveira do Hospital.
Oliveira do Hospital é “contemplada na terceira etapa da prova, no dia 19 de agosto, com passagens do pelotão por Avô, Ponte das Três Entradas e Alvoco das Várzeas. Trata-se da 3 etapa da prova que começa na Lousã e termina em Castelo Branco.
A Volta a Espanha em Bicicleta decorre de 17 de agosto a 08 de setembro, com partida de Lisboa e chegada a Madrid”, revela hoje em nota a autarquia.
A passagem de “uma das mais emblemáticas provas de ciclismo do mundo por Oliveira do Hospital é um momento de importância para a nossa região, que tem assim oportunidade única e diferenciada de mostrar o potencial do traçado montanhoso do concelho, que é cada vez mais procurados pelos aficionados do ciclismo”.
“Oliveira do Hospital que é detentora de uma das melhores subidas épicas de Portugal, convida os ciclistas à superação. São 18 quilómetros de um percurso que começa na carismática Ponte das Três Entradas e termina junto à capela do alto do Colcurinho”, realça.
Este percurso numa das Bike Roads com a chancela das Aldeias do Xisto oferece “um dos melhores cenários nacionais para a prática do ciclismo de estrada e permite aos utilizadores desfrutar do itinerário em autonomia e ao longo de todo o ano, sozinhos ou em grupo”, salienta ainda o município oliveirense.
A Subida Épica do Colcurinho “presenteia o ciclista com uma variedade de cenários, desde percursos arborizados com vista para o Vale do Alvoco, passagens por localidades como Aldeia das Dez, Goulinho e Vale de Maceira, onde atravessa o Santuário de Nossa Senhora das Preces, até que se abre o horizonte para os principais maciços da Serra do Açor”.
“O esforço aplicado na subida é recompensado no cimo do monte, que dá nome à subida e onde ‘se toca o céu’, com uma das melhores vistas panorâmicas a 360 graus, num local de beleza ímpar onde o horizonte se estende às Serras da Estrela, Açor, Caramulo e Montemuro”, conclui.