A freguesia de Lagares da Beira, celebrou, este fim de semana, dias 28 e 29 de setembro, a Festa das Vindimas, dinamizada pelo Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira.
A recriação etnográfica do ciclo das vindimas com o corte, a pisa das uvas e a prova do vinho marcaram a 15ª edição deste evento, que também contou com arruada, exposições, gastronomia e animação musical no Largo da Feira.
‘’As crianças são o que nos leva a fazer esta recriação, os mais jovens das Instituições Particulares de Solidariedade social (IPSS) que estão aqui a colaborar, a reviver uma tradição que estava em vias de extinção na nossa vila’’ salientou o presidente da direção do Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira, Alexandre Pinto, que reforçou também que a iniciativa ‘’só é possível com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal’’.
A presidente da Junta de Freguesia de Lagares da Beira, Olga Bandeira, afirma que ‘’está é uma iniciativa muito importante para a freguesia: é uma festa da comunidade e para a comunidade que, além de exteriorizar a vila e também o concelho de Oliveira do Hospital, faz com que a população lagarense e os visitantes que querem associar-se a esta festa se unam, propiciando um convívio intergeracional’’. ‘’A Junta de Freguesia e o executivo que represento orgulha-se desta festa’’, concluiu.
texto: Sofia Alexandra Gomes