Chegaram hoje ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital as primeiras vacinas para a Covid-19 e começam a ser administradas já amanhã a utentes e funcionários dos lares de idosos do concelho.
Alvoco das Várzeas, e o lar do CERCAV, é a primeira instituição a receber as vacinas contra o coronavírus, pelas 9horas da manhã, e a primeira a ver, assim, nascer uma nova esperança no combate a esta pandemia.
A informação foi confirmada ao Folha do Centro já esta tarde pelo enfermeiro Mário Carlos, do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e coordenador do processo de vacinação da Covid-19 no concelho.
Sem “ordens superiores” para adiantar pormenores sobre a forma como vai decorrer o processo, o profissional de saúde confirma que até ao final da semana, todos os lares de idosos do concelho vão ter a vacina, num total de cerca de 800 doses. O critério para a sua administração foi “por ordem alfabética”, diz, lembrando que Avô, por força do surto que está ativo na instituição, neste momento, não terá sido validado pela Autoridade de Saúde local para o dia de amanhã, pelo que a vacinação avança para o lar de Alvoco das Várzeas.
Recorde-se que alguns profissionais do Centro de Saúde, sobretudo médicos e enfermeiros da chamada “linha da frente”, receberam já as primeiras vacinas da Covid-19 no final da semana passada.