Uma utente de 87 anos, internada em Coimbra, testou positivo para o Covid-19.
O Lar de idosos VitaMaravilha em S. Paio de Gramaços garante estar tudo bem com os seus 41 utentes e funcionárias, depois desta manhã se ter gerado o pânico com a notícia de uma utente que se encontra internada em Coimbra desde o dia 11, que deu positiva no teste ao Covid 19.
Segundo a encarregada geral deste lar particular, Natália Guilherme, a senhora, de 87 anos de idade, foi internada na ortopedia no passado dia 11 para ser operada a uma perna, tendo começado a apresentar sintomas de tosse nos últimos dias.
“Quando saiu daqui ia bem, estava autónoma, estava tudo bem com ela, mas como ficou estes dias todos internada à espera de ser operada, foi lá que apanhou o vírus”, refere a responsável, aproveitando para descansar as famílias dos mais de 40 idosos que se encontram a residir atualmente no lar VitaMaravilha.
O diretor, Pedro Almeida, também contactado pelo Folha do Centro adiantou que a idosa terá tido contacto com uma doente infetada que partilhava a mesma enfermaria e, como começou a apresentar sintomas, foi testada para o Covid-19, dando positiva. “Essa foi a informação que nos deram do hospital”, diz.
“Não se preocupem que estamos todos bem: utentes, funcionárias, está tudo sem qualquer problema”, assegura por seu lado a encarregada geral, lembrando que “há mais de um mês que o lar cancelou todas as visitas” precisamente para evitar contágios com os seus utentes. “Ninguém cá entra a não ser as funcionárias e o médico”. “Nós percebemos o pânico dos familiares, mas para já podem ficar descansados que não há qualquer cadeia de contágio aqui, estamos todos bem, sem sintomas”, reafirma Natália Guilherme, assegurando que o lar VitaMaravilha tem seguido à risca todas as indicações e diretrizes da Direção Geral de Saúde para proteger os seus idosos. “Estamos a ter o máximo cuidado”, frisa ainda o seu diretor, ententendo que para já não faz sentido isolar o lar, para além daquilo que são as medidas de contingência já adotadas pela instituição.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, garante estar a acompanhar este caso, bem como os outros que oferecem, neste momento, maior preocupação, como é o caso de um motorista TIR, que regressou recentemente de França, com alguns sintomas. O concelho de Oliveira do Hospital tem ao dia de hoje 12 pessoas isoladas, em vigilância ativa.